“As paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social”. Esta é a visão do Papa Francisco das paróquias que ele explica em seu Vídeo de fevereiro, produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa. Uma visão que não é nova, mas é a mesma que o cristianismo tem tido desde suas origens. O Papa nos diz que as paróquias “devem voltar a ser escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos. E aos incluídos. A todos”. Elas têm que ser “comunidades próximas, sem burocracia, centradas nas pessoas”. E ele termina sua mensagem pedindo-nos que “sejamos ousados” para conseguir que as paróquias sejam assim novamente.
Comunidades próximas, onde se encontram os sacramentos
“Às vezes penso que deveríamos colocar uma placa na porta das paróquias dizendo “Entrada livre”.
As paróquias devem ser comunidades próximas, sem burocracia, centradas nas pessoas e onde se encontre o dom dos sacramentos.
Elas devem voltar a ser escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos. E aos incluídos. A todos.
As paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social.
Por favor, sejamos ousados.
Vamos todos repensar o estilo de nossas comunidades paroquiais.
Comunidades de fé, fraternidade e acolhimento
Rezemos para que as paróquias, pondo no centro a comunhão, a comunhão das pessoas, a comunhão eclesial, sejam cada vez mais comunidades de fé, de fraternidade e de acolhimento aos mais necessitados.”
Fonte: The Pope Video