O lema “Famílias Missionárias, corações ardentes, pés a caminho!” impulsionou as Missões Familiares em Santana do Itararé/PR
Gabriele Silva Wolff Barbosa – De 17 a 20 de fevereiro, o Grupo Missionário João Luiz Pozzobon realizou as Missões Familiares na cidade de Santana do Itararé/PR. O cuidado paternal da Divina Providência sempre fica muito nítido na realização das missões, e dessa vez não foi diferente.
Os missionários, vindo de diferentes cidades do norte do Paraná e sul de São Paulo, reuniram-se no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em Jacarezinho/PR, de onde foram enviados após uma Missa celebrada nesta especial intenção. Chegaram à cidade de Santana do Itararé por volta das 22h, onde de encontraram alguns jovens vindos de Jaguariaíva/PR, que também vieram especialmente para as missões.
Grandes famílias: experiência de vinculação
Ao todo formamos um grupo de 33 pessoas, que foram divididas em 4 famílias: Família Araújo, Família Barbosa, Família Coutinho e Família Silva, e aqui mora o grande diferencial deste formato de missão. Os casais com seus filhos biológicos adotam mais filhos, que são os jovens solteiros e as pessoas que não estão acompanhadas por seus esposos, formando assim grandes famílias, que são convidados a viver essa experiência de vinculação, ao sair para missionar juntos, sentar-se para fazer as refeições, ajudar uns aos outros com as crianças pequenas, estando sempre unidos em oração.
A maioria dos missionários já fazem parte do Movimento, nos ramos da Liga de Famílias e União de Famílias, Campanha da Mãe Peregrina e Juventude Feminina e Masculina. O lema que norteou estas missões foi: “Família missionária, corações ardentes, pés a caminho!”, unindo o ardor missionário de Schoenstatt às correntes de vida da igreja, e aos conselhos do Papa Francisco para este ano.
Apostolado que gera vida e esperança
Foram realizadas visitas missionárias desde a manhã sábado (18 de fevereiro) até a manhã de segunda-feira (20 de fevereiro). Os missionários puderam se sentir acolhidos, bem como perceber a forma amorosa com que a Mãe de Deus os conduziu em cada situação. Além das visitas, foram realizadas atividades abertas para a população, no barracão de festas da Igreja, e também uma catequese dinâmica para as crianças.
Durante a missão, rezamos o Santo Terço antes das Missas do sábado e domingo à noite, e na segunda-feira pudemos realizar um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguidos do terço e Missa de encerramento, quando os missionários foram enviados de volta para suas casas.
As principais partilhas realizadas ao final foram a boa impressão e acolhida do povo santanense, e as sementes lançadas nos corações de todos os que foram visitados. Que as Missões Familiares possam continuar sendo este importante apostolado do nosso Movimento, que gera vida e esperança a tantas cidades, reacendendo o amor à nossa Mãe e nossa igreja.
Gabriele Silva Wolff Barbosa – XXXIV Curso da União de Famílias de Schoenstatt
Muito bom. Parabéns Gabi.