Faltam apenas 19 dias para o marco do início dos tempos de construção do Futuro Santuário de Schoenstatt de Maringá
Mariane Teles/Alberto e Terezinha Gomig – A Família de Schoenstatt de Maringá está vivendo momentos de alegria com a aproximação da bênção da Pedral Fundamental do Futuro Santuário Filial da Mãe e Rainha, que acontecerá no próximo dia 25 de março, dia da Anunciação do Senhor.
A pedra fundamental escolhida foi apresentada para todos os ramos durante a abertura do ano, realizada no dia 26 de fevereiro, e iniciada com a Santa Missa celebrada pelo Padre Ailton Brito, e concelebrada pelo Padre Rafael Flausino. Neste dia especial, Maringá também pode ter a presença da Ir. Maria Fernanda Balan para compartilhar suas memórias do Padre Kentenich.
O significado da pedra fundamental:
A pedra fundamental do Santuário de Schoenstatt de Maringá foi retirada do próprio terreno onde será construído a casa da Mãe. Trata-se do lote número 1 da cidade, local que abriga o primeiro templo religioso, a Capela São Bonifácio – edificada por um padre palotino.
Com formato bruto e um tanto disforme, a pedra nos assemelha como ser humano, que necessita ser lapidado, moldado e transformado.
Assim como nós, a pedra precisa de um apoio, para que se possa cumprir sua missão de ser fundamento. Amparada por outras seis pedras menores, vindas de vários lugares importantes do mundo e da história do Movimento, a pedra fundamental colaborará para que se cumpra a missão central da Obra de Schoenstatt: a “renovação religiosa-moral do mundo em Cristo por Maria a partir de Schoenstatt”, para os novos tempos.
Cada pedra menor tem a sua importância:
– Uma pedra do Monte Tabor nos indicando, assim como Cristo pisou naquela Terra Santa, Cristo se faça presente também na terra do novo Santuário, para que possa se glorificar diante dos “novos Pedro, Thiago e João” que aqui virão se encontrar com Ele para experimentar: “aqui é bom estar!”;
– Uma pedra de Roma, que nos indica a fidelidade à Igreja, para que tudo que seja vivenciado e celebrado neste lugar de graças, se faça segundo a palavra de Jesus Cristo e de seus representantes entre nós;
– Uma pedra de Schoenstatt, que nos remete a seguir e viver com fidelidade os princípios de Schoenstatt apontados por nosso fundador, Padre José Kentenich, assim como o próprio Santuário que será erguido igual ao Santuário Original, nos apontando a terra natal da primeira Aliança de Amor;
– Uma pedra de Dachau, que sustentará um Santuário de Pedras onde as pessoas possam adentrar para se encontrar com Maria e através de sua intercessão receber a graça da confiança heroica, a ponto de dar um salto mortal no escuro, como o Padre José Kentenich fez no 20 de janeiro de 1942, que o levou ao campo de concentração de Dachau onde fundou duas comunidades, o Instituto de Famílias de Schoenstatt, com a qual completa a obra familiar e o Instituto dos Irmãos de Maria.
– Uma pedra da casa de João Luiz Pozzobon, nos indicando um caminho a seguir na vida de Apostolado e Evangelização como ele fez por meio da Mãe Peregrina, cuja campanha dele nasceu e hoje atinge o mundo afora. Que pelo sustento desta pedra do novo santuário a Mãe de Deus atraia corações juvenis para a Vinha de seu filho Jesus, forme muitos e santos apóstolos e apóstolas, santas vocações religiosas e especialmente santas famílias à exemplo do testemunho de João Pozzobon como pai de família;
– Uma pedra do Monte Nazaré em Schoenstatt, casa Mãe do Instituto de Famílias, a pedra que faltava em 2004 para que o sonho do Santuário de Schoenstatt em Maringá não fosse interrompido. Uma pedra que representa uma comunidade que de forma ousada, porém com elevado grau de confiança, se coloca à disposição de uma nova Família de Schoenstatt.
Dessa forma, germina um novo santuário no Schoenstatt Tabor, no Schoenstatt Brasil.
Convite:
A Família de Schoenstatt de Maringá convida todos os fiéis para a bênção da Pedra Fundamental do Santuário Filial da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
A bênção acontecerá na Santa Missa celebrada pelo Arcebispo Dom Frei Severeno Clasen no dia 25 de março às 15h no local em que será construído o santuário, na continuação da Avenida Pioneiro Antônio Fernandes Maciel, Jardim Paraíso, em Maringá/PR.
Fotos: Mariane Teles
Bo. Dia familha de schoestatt estpu muito feliz que bom que chegou nossa ves de ter um santuario tabor também em MARINGÁ foi grande a espera Deus abençoe a todos com a proteção de Maria mae e rainha