Ariel Stival/Débora Dallegrave – A abertura do ano da Família de Schoenstatt da Diocese de Frederico Westphalen/RS, ocorreu no último domingo, 12 de março, na Tenda Padre José Kentenich, junto ao Santuário Tabor Porta do Céu.
Durante todo o dia, a Família foi instigada a mergulhar mais profundamente e assumir com mais consciência a missão que o Pai Fundador nos confiou como Tabor Porta do Céu, expressando esse compromisso, através do empenho pela conquista da Cruz da Unidade – presente que será abençoado nos 20 anos do Santuário em 15 de outubro – e de cada um relevar os traços de Cristo ao mundo.
Essas reflexões foram realizadas pela Assessora Diocesana, Ir. M. Eliane Cunha, com o auxílio da Ir. M. Claudete e do Pe. Clodoaldo Kamimura. Eles conduziram por meio de palavras, vivências, orações e a adoração ao Santíssimo um lindo momento pela parte da manhã, culminando com a assinatura da cruz – espelhando o que os dirigentes realizaram no Congresso de Outubro – gesto esse que simboliza o compromisso da Família de Schoenstatt em revelar os traços de Cristo ao mundo, como filhos Tabor na diocese de Frederico Westphalen/RS.
Convidados a transfigurar a realidade
Após o almoço em família com o espírito de vinculação, foi encaminhado um trabalho em grupo, momento em que a família pôde refletir sobre as seguintes questões:
– Como vejo na minha vida pessoal a ação da graça da transformação interior?;
– Abri espaços na minha vida para que a Mãe possa formar Cristo em mim?;
– Como vivemos o convite de transfigurar a realidade proposta no lema no triênio (Família Tabor, transfigura hoje a realidade!)?
Após as discussões, os grupos levaram a plenário suas respostas que foram refletidas pela Ir. M. Claudete e recolhidas pelo conselho diocesano para seguir a reflexão.
Finalizando o dia com a Santa Missa do terceiro domingo da Quaresma, celebrada pelo Pe. Clodoaldo, a liturgia nos apresentou Jesus revelando-se à Samaritana, junto ao poço de Jacó, como a água viva, como o Salvador esperado. O Santuário é para nós a fonte, de onde jorram as graças que Cristo nos mereceu, por sua vida, paixão, morte e ressureição e que faz transbordar por nossas contribuições ao Capital de Graças.
Apresentação do Conselho Diocesano
No momento de ação de graças, foi apresentado à Família os membros do Conselho Diocesano de Schoenstatt. São eles:
Volnei Zonta – Presidente do conselho;
Régis Titon – Presidente da Sociedade;
Nilson e Ilce Dal Cortivo – Dirigentes da Liga de Famílias;
João Bertoletti – Líder de Ramo do Jumas;
Nalanda Ferla – Dirigente Diocesana da Jufem;
Ariel Stival – Coordenador da Liga de Homens;
Dileta Padilha – União Feminina da Schoenstatt;
Sandro e Lia Della Méa – Coordenadores diocesanos da Campanha da Mãe Peregrina;
Rafael e Graziela Vendrusculo – Coordenadores da Pastoral do Santuário;
Cesár Mendes – Representando o Terço dos Homens;
Débora Dallegrave – Coordenadora da Pascom.
Os participantes ainda refletiram a história da Cruz da Unidade e receberam o “capitalário” para a conquista desse presente com a oração: “Ó Santa Cruz, diante de ti me prostro e canto hinos ardentes de jubilo e gratidão: em ti o Senhor consumou a obra, que nos tornou filhos de Deus. Que eu leve aos povos a cruz e a imagem de Maria como sinal da redenção; jamais sejam separados um do outro o que o Pai, no seu plano de amor, concebeu como unidade. Amém.” (RC 329 e 332).
Família Tabor, transfigura hoje a realidade!
(Fotos: Adriane Folle, Elisandra Piovesan e Dulcinéia Froner)