Nos Passos de João Luiz Pozzobon, rumo aos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina
Ir. M. Nilza P. da Silva – “O cristão é um missionário da esperança. Não somente com palavras, mas com os fatos e com o testemunho de vida! Jesus não quer discípulos capazes somente de repetir fórmulas aprendidas de memória. Quer testemunhos: pessoas que propagam esperança com o seu modo de acolher, de sorrir, de amar,” disse o Papa Francisco[1]. Quando olhamos para a vida de João Pozzobon, é justamente isso que nos impulsiona a imitá-lo: Ele jamais se entregou ao pessimismo, pois sua confiança na atuação da Mãe e Rainha, a partir do Santuário, superava todos os obstáculos.
É com esse mesmo espírito que os Coordenadores e missionários, que continuam a missão de Pozzobon, na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMP), na Diocese de Tinguá, no Ceará, se preparam para celebrar os 75 anos da CMP. Luiza Freire e Fernando de Assis Freire nos contam:
Nos dias 04 e 05 de março de 2023, aconteceu na Diocese de Tianguá/CE, a VI Jornada Diocesana de Coordenadores e Missionários da Campanha da Mãe Peregrina, com o tema “Nos passos de João Pozzobon – com a Mãe Peregrina, missionários da esperança”. Ao longo destes dois dias, tivemos uma programação vasta e muito rica espiritualmente.
No sábado, dia 04, o encontro realizou-se na região da Forania Norte, tendo início com uma caminhada rezando o terço, partindo da Igreja Matriz até o local do encontro, no Clube Arrudão. Após a acolhida no local, o Pe. Francisco Evaldo Carvalho Carneiro, pároco da Paróquia de São José, de Granja/CE, e Vigário Geral da Diocese, presidiu a Santa Missa. Concelebraram o Pe. Jerônimo Campos da Silva, Assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina na Diocese, o Pe. Antônio Kelton Oliveira Marques, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Parazinho-Granja, e o Frei Deusimar de Sousa Silva, Pároco da Paróquia São Francisco das Chagas – Camocim/CE) e Vigário Forâneo do Vicariato Norte.
No domingo, dia 05, o encontro aconteceu na Forania Centro, cuja Paróquia anfitriã foi a Paróquia São Pedro, de Ibiapina. O Pároco Pe. Francisco Coelho do Nascimento acolheu os participantes com carinho e concelebrou a Santa Missa presidida pelo Pe. Jerônimo Campos da Silva, presidente da Celebração.
Ir. M. Laíze Lisboa, assessora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, marcou presença, com alegria e dinamismo ministrou as palestras desenvolvendo o tema do encontro. Tivemos a grande alegria de contar com a presença importantíssima de alguns Sacerdotes da nossa Diocese, que com os seus ensinamentos contribuíram muito para uma maior conscientização da ação missionária, a fim de sermos verdadeiros missionários da esperança levando a Mãe Rainha com seu Divino Filho, Luz da Esperança às famílias.
O nosso Assistente Eclesiástico, Pe. Jerônimo, com muita unção, riqueza de detalhes e também com firmeza falou dos ensinamentos de Jesus, contidos na Palavra de Deus, baseando-se no primeiro e segundo domingo da Quaresma. Disse ele: “Como Jesus, podemos rebater e vencer as tentações do Demônio que quer destruir as famílias. (…) Precisamos, como cristãos, ser missionários da esperança, viver a autenticidade da missão a nós confiada por Deus e pela nossa Mãe Rainha.” Um momento marcante foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Pe. Jerônimo, um momento forte de encontro com Deus para o fortalecimento da nossa fé em preparação à Páscoa do Senhor.
Estiveram presentes nos eventos, as equipes de coordenações: Diocesana, Regionais, Paroquiais e mais 750 missionários e famílias que recebem a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Pedimos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que possamos vivenciar tudo o que aprendemos nesses dias e, seguindo os passos do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, caminhemos rumo ao Jubileu dos aos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Algumas Coordenadoras relatam:
Iolanda Fernandes Gomes, da Paróquia Nsa. Sra. dos Navegantes, comenta: “Momentos assim nos fortalecem, aumentam a nossa fé e cada vez mais o amor por nossa Mãe! Muito gratificante! Digo: Ali realmente foi bom estar. Agora é descer do Monte e viver o Schoenstatt em saída.”
Da Paróquia São José, de Ubajara, a coordenadora Maria Evangelina Pereira, ressaltou alguns momentos que considerou relevantes para nossa caminhada com a Mãe Peregrina:
“Exatamente às 14 horas, a Irmã Laize iniciou sua palestra, com o tema: Nos passos de João Pozzobon e nos ensinou que somos santuários de Deus e que o lugar preferido de Deus é dentro do nosso coração. Que a oração deve estar presente na nossa vida com amor e fidelidade.
Às 15 horas, Pe. Jerônimo iniciou sua palestra com o tema: Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança. Falou bem claro da importância de sermos missionárias levando a Mãe de Deus e com amor, pois assim assumimos nossa missão e fazemos a vontade de Deus, certos de que nunca estamos sozinhos e com a Mãe Rainha não deixamos espaços para o inimigo entrar na nossa casa. Muita gratidão a Deus e a nossa Mãe Rainha por presentear nossa Diocese com esses encontros.
1 https://www.pom.org.br/o-cristao-e-um-missionario-de-esperanca-diz-papa-francisco/