Mariane Teles – O último dia 25 de março não foi marcado apenas pela solenidade da Anunciação do Senhor, mas também pelo marco inicial de um caminho de conquistas e construções a ser percorrido pela Família de Schoenstatt de Maringá/PR.
Em uma Santa Missa, que contou com a presença de cerca de mil pessoas, vindas de várias localidades, a pedra fundamental do santuário foi abençoada, pelo Arcebispo Dom Frei Severino Clasen, e apresentada aos fiéis.
A pedra é constituída por uma principal, que foi retirada do próprio terreno, onde será a futura casa da Mãe, e por outras seis menores, vindas de Roma, Monte Tabor, Schoenstatt, casa de João Luiz Pozzobon, Dachau e Monte Nazaré, em Schoenstatt. Todas elas possuem um significado especial que faz ligação com a história da Família de Maringá. (ver matéria)
Marcelo Mafra, superior do Instituto de Famílias de Schoenstatt, juntamente com sua esposa Gislaine, explica que a bênção da pedra fundamental de um santuário pode ser comparada com uma imagem extremamente familiar para nós, que é a cerimônia de um noivado. Neste momento, toda a sociedade fica sabendo que uma família vai ser constituída, que há um novo casal que está se preparando para contrair o sacramento do matrimônio, para ser abençoado definitivamente e viver sua vocação. Assim, podemos comparar que, ao estabelecer o marco fundamental, que neste caso é a pré-fundação do Santuário de Maringá, com a bênção da pedra fundamental, toda Família de Schoenstatt e a Arquidiocese de Maringá pode passar a contar que este será um lugar de graças.
O Instituto de Famílias é o portador jurídico deste novo santuário no Brasil, que será administrado pela Associação da Família de Schoenstatt de Maringá (Afasm) e o conselho arquidiocesano. Para o ramo, de acordo com Marcelo, os sentimentos de viver esse momento são de alegria e gratidão. “No próximo ano, o Instituto de Famílias celebrará 50 anos da sua fundação em terras brasileiras e nós estamos acalentando este sonho, este desejo de ter o nosso Santuário de Maringá inaugurado, abençoado no ano em que nós vamos celebrar o jubileu.”
Elení Maria Picioli Gealh, missionária da Mãe Peregrina em Maringá, participou da celebração da bênção da pedra fundamental e relatou seu sentimento: “Como tenho uma filha que mora na Alemanha, tive a oportunidade de ir à fonte, no Santuário Original, e conhecer toda a origem. A partir daí, o meu amor ao Futuro Santuário de Maringá brotou em mim, com muito fervor. Participo ativamente da renovação da Aliança de Amor, todos os meses, no terreno. Agora, com o lançamento da pedra fundamental, a emoção é muito forte. Senti concretamente o poder da oração e do trabalho dedicado ao reino de Deus e que somos parte de um plano muito maior do que podemos imaginar. Entendo que precisamos ainda mais do esforço espiritual para manter o Santuário. Mas, sei também que a Mãe Três Vezes Admirável sempre multiplica as nossas migalhas e faz gerar frutos acima de nossa capacidade de sonhar. Sigamos confiando em seu poder e em sua bondade,” conclui Elení.
Durante a celebração, os participantes também puderam ter contato, pela primeira vez, com o altar do futuro Santuário, que foi transportado diretamente de Santa Maria/RS, na semana anterior, e que veio acompanhado também da moldura luminosa.
E agora, quanto aos próximos passos, Marcelo responde: “agora nós temos um anúncio que, de fato, o santuário existirá. Temos uma benção proclamada pelo senhor arcebispo, que se manifesta de forma muito positiva e acolhedora, o desejo de receber um santuário de Schoenstatt, em Maringá. Neste exato momento, nós como família nos organizamos de forma concreta e objetiva para estabelecer uma data (para a inauguração). Vai começar a construção, quando começa? Vai terminar a construção, quando termina? Vai ser inaugurado, quando se inaugura? Agora nós temos todos os elementos para criar aqui um cronograma de execução e ter o projeto do santuário se tornando realidade. Então, a benção da pedra fundamental foi a largada oficial de uma corrida que termina com a benção do santuário.”
Fotos: Arq de Maringá
Clique para ver mais fotos