Ir. M. Laíze Lisboa – Nos dias 10 a 12 de março, os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) de oito dioceses dos estados de Alagoas e Pernambuco estiveram reunidos para mais uma Jornada Interestadual, em Garanhuns/PE. A alegria foi grande em poder rever velhos amigos e irmãos de caminhada, e também em criar novos vínculos.
Na sexta-feira, os coordenadores foram acolhidos no Seminário Diocesano São José, onde participaram da Santa Missa. Mas, o dia mais esperado por eles foi o sábado, pois tiveram a grande alegria de passá-lo junto ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, Lar espiritual do Movimento de Schoenstatt, onde puderam renovar sua entrega à Mãe e Rainha e reabastecer-se das graças para a missão.
Logo após o café da manhã, os coordenadores partiram em peregrinação ao Santuário, com grande alegria e entusiasmo, em verdadeiro espírito de romaria. Ao chegar ao Santuário, foram recebidos pelas Irmãs e por alguns jovens da Jufem e Jumas que animaram o encontro.
Uma programação completa
A primeira reflexão do dia foi conduzida pelo Pe. Sérgio Manoel dos Santos, Pároco da Paróquia Santo Antônio, Cachoeirinha/PE e Assistente Eclesiástico da CMPS na Diocese de Caruaru. O Pe. Sérgio transmitiu a sua palestra de forma muito vital e profunda, com o tema “Vocação – graça e missão! Corações ardentes e pés a caminho!”, motivando os coordenadores a se conscientizarem da importância da oração, lembrando que, em última análise, a missão de cada um com a CMPS é a de salvar almas.
A segunda palestra foi dada pela Assessora da CMPS, Ir. M. Laíze Lisboa, que lançou um olhar para o Jubileu da Campanha, com o tema “Rumo aos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt”, à luz do Jubileu do primeiro Santuário de Schoenstatt em solo brasileiro, o Santuário Tabor de Santa Maria/RS.
Ainda no final da manhã, Ir. Glória Maria de Melo Leite apresentou dois projetos para fortalecer a CMPS. Um deles, que já se encaminha para a segunda edição, é o projeto da “Juventude Missionária”, cujo objetivo é convidar jovens para selar a Aliança de Amor e assumirem o desafio de se tornarem missionários da CMPS. O outro projeto, direcionado às crianças, tem como objetivo revitalizar a modalidade da Campanha Infanto Juvenil, dando-lhe uma cara nova com o nome “Missionários da MTA”.
A programação da tarde continuou bastante intensa e muito produtiva. Após um momento de Adoração Eucarística e bênção do Santíssimo Sacramento, as diversas dioceses se reuniram para um trabalho em grupo, onde discutiram sobre seus desafios, planejamentos e estratégias.
No final da tarde, tivemos a Santa Missa presidida pelo Pe. Sérgio Fernando de Albuquerque Lima, Assistente Eclesiástico da CMPS na Diocese de Petrolina/PE, onde contemplamos a Mãe de Deus como Templo do Senhor, de modo particular nos textos da liturgia e, também, na belíssima homilia.
Mãe, meu coração é teu Santuário!
Porém, o dia ainda não terminou por aí! Após o jantar, reunimo-nos outra vez na Tenda dos Peregrinos para o encerramento do dia com uma vivência sobre o Santuário-coração, uma oportunidade para aprofundarmos a consciência de que cada batizado é uma habitação de Deus e um Santuário onde a Mãe de Deus deve reinar. A conclusão deste momento aconteceu no Santuário, onde renovamos nossa Aliança de Amor.
Com a Mãe Peregrina, missionários da Esperança!
Iniciamos o domingo rezando o santo terço. Em seguida, a Ir. M. Laíze transmitiu o conteúdo do lema da Campanha da Mãe Peregrina em preparação ao jubileu: “Com a Mãe Peregrina, Missionários da Esperança”. Na palestra, salientou a importância de reavivar a esperança e a fé na missão da Campanha da Mãe Peregrina no contexto em que vivemos, especialmente após o período de pandemia.
A seguir, os jovens da Jufem e Jumas fizeram uma apresentação sobre a Jornada Mundial da Juventude, que terá a sua 33ª edição em agosto deste ano, em Lisboa. Os jovens motivaram os coordenadores a acompanharem este momento com sua oração e colaboração concreta, especialmente para com o grupo da Juventude de Schoenstatt. Não houve quem não tenha se entusiasmado pela causa!
No final da manhã, foi o momento para se tirar as conclusões da Jornada de Coordenadores e levá-las para a Jornada da vida diária. Por uma avaliação em grupos, os coordenadores apresentaram palavras-chave para destacar o que mais lhes marcou nesta Jornada.
Assim, como um resumo destes dias de trabalho, sintetizamos com a seguinte formulação:
Nesta Jornada, motivados pelos impulsos e conhecimentos recebidos, partimos com a esperança e confiança renovadas, com o desejo ardente de perseverarmos na missão de, pela Campanha da Mãe Peregrina, nos empenharmos pela salvação das almas, transmitindo a nossa espiritualidade de modo especial pela vivência da mesma, a partir do nosso próprio Santuário coração.
Ao final, tivemos a Santa Missa de envio. Repletos de alegria e gratidão, depositamos todas as experiências destes dias no Altar do Senhor e seguimos para o almoço onde nos despedimos e manifestamos mais uma vez a gratidão mútua entre os coordenadores e colaboradores desta Jornada.
Assim, como os primeiros cristãos partiam do Altar à arena, partimos motivados a levar a chama da Esperança que é o próprio Cristo à arena de nossa vida diária, de nossas Paróquias e Dioceses.