Suellen Figueiredo – O tríduo Pascal, para a Família de Schoenstatt de Olinda/Recife/PE, foi ainda mais especial neste ano. Aconteceram, entre os dias 07 a 09 de abril, a primeira edição das Missões Familiares de Semana Santa.
A sexta-feira da Paixão começou com todos os missionários reunidos, no Santuário, para o envio oficial, que os levaria para comunidade Alto da Felicidade, em Itamaracá/PE, onde foram realizadas as visitas das missões. Membros de todos os ramos e de diversos grupos de pastoral do Santuário estavam presentes. Os padres Vitor Possetti e Filipe Araújo acompanharam o grupo de missionários, nestes três dias de missões.
A primeira atividade realizada na comunidade foi a oração da via sacra, tendo cada estação numa casa da comunidade. Durante este momento, os missionários também divulgaram a todos, as atividades que aconteceriam. A tarde, após a via sacra, foi realizada a celebração da adoração da Santa Cruz. Missionários e membros da comunidade se reuniram para adorar a cruz e, em seguiram, caminharam em procissão pelas ruas.
Já, o sábado, começou com os missionários sendo enviados em missão, desde a capela montada na escola onde estavam alojados. Divididos em grupos, indo de casa em casa, levando a palavra de Deus e a Mãe e Rainha, para visitar cada família e abençoar as casas. A tarde de sábado foi de brincadeiras com as crianças, na qual além de corda, bola, desenho foi também encenada a paixão de Cristo. Enquanto isso, as mães e pais recebiam formação, sobre as graças do Santuário.
A noite, a vigília Pascal começou a benção do fogo. A capela estava repleta de crianças e suas mães, que aproveitaram as leituras ilustradas e celebraram junto com os missionários a festa da Páscoa. Ao final da vigília, partilharam também de um lanche.
Um Tríduo Pascal, como nenhum de nós ainda tinha vivenciado
Essa foi a primeira experiência de missões familiares no Nordeste e, para esta missão, o casal Paullu Joseph e Maria Claudia Pontes Barbosa, dirigentes da liga de Famílias de Olinda foi convidado a atuar como reitores: “Foram dias de doação e amor de todos presentes. Cada um foi especial, momentos intensos de muito aprendizado e vivências profundas. Foi um Tríduo Pascal, como acredito que nenhum de nós ainda tinha vivenciado. Certamente, isso nos transformou ainda mais. Nos tornamos verdadeiros instrumentos atuantes, nas mãos da Mãe, para levar, junto com Ela, O Cristo aos mais necessitados d’Ele. Conseguimos levar um pouco de alegria àquelas crianças e um pouco do amor do Pai e fé, àquelas pessoas e famílias sedentas. Não foi sonho não! Realmente conseguimos tornar uma escolinha primária e suas singelas e doces salinhas, em um núcleo familiar, espiritual, colaborativo, harmonioso e fecundo.
Os sentimentos que ficam em cada um de nós é gratidão por ter feito parte dessa história, a 1ª Missão Familiar do Santuário Tabor da Nova Evangelização. Saudades de toda aquela atmosfera santa, lembranças das emoções marcantes que presenciamos e sentimos e o orgulho da missão cumprida.
Muito obrigado aos padres que nos confiaram esta missão e foram verdadeiros guias e amigos, à irmã Vitória que enriqueceu nosso QG com sua espiritualidade, alegria e simplicidade e a todos os heroicos missionários, por todos os serviços prestados e não se abalarem diante de todas as dificuldades enfrentadas, entregando cada um o seu melhor no menor que fosse, nos aproximando um pouco mais de um verdadeiro e nobre filho de Schoenstatt.”
O amor da nossa Mãe transbordará naquele lugar
No domingo de Páscoa, foi realizada a Santa Missa com a presença de toda comunidade e dos missionários! As crianças receberam um presente de Páscoa e os adultos as cestas básicas doadas para cada família. Alcione Alves diz que “Ser missionário de Jesus foi simplesmente incrível. Posso afirmar que foram os dias mais lindos e emocionantes de toda minha vida Cristã. Não trocaria essa vivência por nada! O sentimento que fica é que a sementinha já foi plantada no Alto da Felicidade. Essa comunidade será avivada pelo amor de Deus e pelo acolhimento de nossa Mãe e Rainha! E, como bem disse Pe. Filipe, será por meio daquelas crianças que se dará uma nova geração de fiéis, pois o amor da nossa Mãe transbordará naquele lugar.”
Foram dias de encontro com Jesus e sua Mãe, em que cada missionário pode ter a experiência de missionar e ser missionado e vivenciar em família, seja nos momentos de lazer e refeição ou nos momentos e vivencias espirituais a experiência do tríduo Pascal.
Fotos: Suellen Figueiredo
Mais fotos:
Foi lindo e uma experiência maravilhosa e inesquecível pra quem participou parabéns. .