Ir. M. Rosequiel Fávero – Na véspera das grandes celebrações dos 75 anos do Santuário Tabor, 20 de abril, Deus chamou para junto de si a Ir. Maria Iracema Müller, na idade de 84 anos.
Ir. Maria Iracema tinha alegria porque seu nascimento, 4 de outubro de 1938, coincidia com a data de falecimento de José Engling. Ela nasceu em Selbach/RS. Quando tinha 12 anos de idade, seus pais mudaram-se para o Paraná e se estabeleceram no município de Rolândia. Ela estudou no Colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR, onde conheceu as Irmãs de Maria de Schoenstatt, em cujo Instituto ingressou em 1960.
Missionária de Schoenstatt no Brasil, em Portugal e na África do Sul
Era uma Irmã com um forte temperamento e entusiasmada pela missão de Schoenstatt. A maior parte de sua vida esteve empenhada a serviço do Movimento A. de Schoenstatt, no Rio Grande do Sul, Paraná, Nordeste do Brasil, em Portugal e na África do Sul.
No final de 1975, juntamente com duas coirmãs, foi para Portugal, sendo as primeiras de nosso Instituto a atuar nesse país. Ajudou a edificar o Movimento A. de Schoenstatt em Aveiro, formou grupos da Campanha da Mãe Peregrina e ajudou na construção do Santuário Matris Ecclesiae, em Aveiro. Algumas vezes, viajou à África do Sul, para dar assistência aos Ramos do Movimento de Schoenstatt, de idioma português, junto aos Santuários de Schoenstatt na Cidade do Cabo e em Johannesburgo, para onde levou também a Mãe Peregrina.
Entregou-se até o fim pela missão de Schoenstatt
Em fevereiro de 1990, retornou para o Brasil, onde atuou por alguns anos na formação das Irmãs e, em seguida, atuou novamente com os Ramos do Movimento de Schoenstatt, no Rio Grande do Sul e no Nordeste. Era conhecida pelo seu entusiasmo e seu sorriso. Ela não media esforços e palavras para defender seus princípios.
Nos últimos anos, passou a residir na Casa Filial das Irmãs idosas, em Santa Maria, e sofreu com os limites de idade e de doença. Mas, sempre se manteve muito atenta aos acontecimentos do mundo, especialmente da “sua” querida Família de Schoenstatt. Suas forças decaíram rapidamente, nas últimas semanas. Consumindo-se até o fim, como uma vela, diante do sacrário.
Às 14h30min, desta quinta-feira, 21 de abril, será celebrada a Santa Missa de corpo presente e, em seguida, Ir. Maria Iracema será sepultada no cemitério das Irmãs de Maria, junto da Casa Provincial, em Santa Maria.