Ir. M. Nilza P. da Silva – Mais de 400 bispos, das dioceses de todo o Brasil, estão em Assembleia, na Casa da Mãe, nosso Santuário Nacional, em Aparecida/SP. No evento, que começou no dia 20 e vai até o dia 28, este sábado é de retiro: Nossos bispos tem silêncio para reflexão e oração.
Como membros do único Corpo Místico de Cristo, a grande Família de Deus, queremos rezar por eles e por todas as suas atividades, especialmente, nesses dias. “A Assembleia deste ano é eletiva, pois os bispos devem eleger a nova presidência da CNBB, que atuará no próximo quadriênio, entre eles: quatro membros para compor a presidência; 12 para compor a presidência de cada uma de suas comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023”, conta Silvonei José, responsável pela comunicação do Vatican News, no idioma português.
Muitos temas ocupam os bispos, como a apresentação do Missal, atualizado com expressões unificadas com todos os países de idioma português e aprovado pelo Vaticano, atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora e outros. Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria/RS, diz que entre os desafios está a transmissão da fé às novas gerações (crianças e jovens); como superar a questão do individualismo, sinal dos novos tempos; e como reacender o senso de pertença eclesial. Diariamente, os bispos tem a Santa Missa juntos, momentos de orações como a reza dos ofícios ou do Terço.
Pe. Kentenich sempre viveu e ensinou que devemos amar a Igreja e respeitar nossas autoridades eclesiásticas. Convida os schoenstattianos a serem o coração da Igreja: “Que significa ‘coração’? Significa ser a força de amor mais profunda possível e por ninguém ultrapassável. O poder de amor que conquista toda a Igreja e a preenche totalmente de heroísmo. A força do amor – tal é nossa missão”. Esta é a nossa identidade e precisa tornar-se visível em nosso modo de pensar e falar sobre as autoridades da Igreja e seus membros.
A imagem da Igreja contida no carisma de Schoenstatt é de uma grande família, cuja cabeça é o Papa e os bispos, pela missão paterna que Deus lhes confia. Leia sobre isso, aqui.
Pelo Canal de Vídeos da CNBB, podemos acompanhar, diariamente, uma síntese sobre os trabalhos dos Bispos: https://www.youtube.com/@CNBBNacional/videos
Veja também as fotos desse encontro: