75 anos da benção da pedra fundamental do Santuário de Londrina:
José Roberto Balan e Bernadete Odebrecht Nassif* – Há setenta e cinco anos, no ano de 1948, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em Londrina/PR, o fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, inicia sua conferência com as seguintes palavras: “Na vida dos homens e dos povos, existem acontecimentos que, exteriormente, parecem insignificantes, mas são de extraordinária importância através dos séculos”.
Naquele momento, parece-nos que ele, com seu caráter profético, buscava a atenção dos que ali estavam para um olhar de confiança, mais além, aliás muito mais além, daquele evento singelo. E, de fato, isso se confirmou: quantas bençãos e graças alcançadas a partir deste Santuário de Londrina, onde Maria se revela, especialmente, a Esmagadora da Serpente; aquela que transforma o mal em bem.
E a vida a partir deste Santuário continua pujante, conduzida por Maria, a grande vencedora, revelando seu filho Jesus. Neste sentido, no ano de 1947, o fundador, igualmente, profetizava: “Nos decidimos pelo Ideal Tabor: A Mãe de Deus quer revelar aqui suas glórias. Sua glória consiste em fazer com que Cristo possa subir novamente ao trono”.
A relação entre o Tabor da Esmagadora da Serpente e a missão nacional
Mas, afinal, como relacionar o Ideal Tabor com a missão do Santuário de Londrina? Ao nosso ver, a missão de Maria, a partir deste Santuário, como a grande Esmagadora da Serpente, vem proporcionar a todos a experiência bíblica de que ali é bom estar, como revelaram os apóstolos. Contudo, esta boa atmosfera que nos envolve, tem outra finalidade, qual seja, de nos enviar para a missão que adquirimos como filhos de Deus, através do batismo e, para aqueles consagrados à Maria, a partir da Aliança de Amor: anunciar a todos que Jesus é o caminho, a verdade e a vida!
Vivenciar o Tabor é experimentar esta proximidade com o Jesus transfigurado, o Filho muito amado de Deus.
Convidados a fazer as mudanças
Neste triênio (2021, 2022 e 2023) o lema que orienta o Movimento de Schoenstatt no Brasil é: “Família Tabor, transfigura hoje a realidade”. Em outras palavras, o que se busca com este lema é que hoje, a vida de cada pessoa seja transfigurada (transformada), para melhor, onde com ela seja muito bom estar. E assim, um a um, como família, vamos formando esta corrente de transfiguração. A tarefa é exigente, mas plenamente possível.
Sabemos que há uma constante disputa, entre o bem (esmagadora, vencedora) e o mal (serpente). A cada minuto, somos convidados a decidir fazer as mudanças que Deus espera de nós (homem novo) ou permanecer com antigos hábitos, acomodados em nossas omissões ou más ações (homem velho).
“De nós todos depende se a Mãe de Deus se estabelece aqui e distribui grandes graças. Escolhei! Como será esta escolha? O futuro o mostrará.” Estas foram as palavras finais do padre Kentenich, há 75 anos, naquele mesmo dia da benção da pedra fundamental, e que continuam a nos questionar.
Diante disso, estamos dispostos a fazer da nossa realidade, hoje, um pequeno Tabor, onde o bem supera o mal, e as pessoas que conosco estiverem possam exclamar, como é bom estar com ele(a)?!
Qual será a nossa resposta? Avante!
* José Roberto e Bernadete pertencem ao Instituto de Famílias de Schoenstatt
Precisamos do amor de Deus e Nossa Senhora sempre, é maravilhoso estar envolvido em tudo que Deus nos chama.
Somos muito abençoados e agraciados seguindo Jesus o Caminho a Verdade e a Vida!
Sou muito devota de Matia mãe admirável de schoenstat, londrina e Atibaia.
Confio em teu poder em tua bondade!!!
Mãe e rainha vencedora admirável!!!
Pisa na cabeça da serpente!!!
Em confio em vós!!!
Salve Maria, Mãe e rainha!!!?