Santuário Tabor, irradia tua luz!
Ir. M. Nilza P. da Silva – “Escola de heróis, peregrina aos lares, santifica as famílias e a Cristo conduz! Sob este verso, cantado e rezado em diversas formas e ritmos, foram realizadas as celebrações dos 75 anos do primeiro Santuário de Schoenstatt do Brasil, o Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, conta a Ir. M. Rosequiel Fávero. As festividades foram de 20 a 22 de abril, com a presença da Família de Schoenstatt do Regional Tabor e de várias outras localidades, como do Ceará, Pernambuco, São Paulo, Paraguai e Uruguai.
A Irmã escreve que o início as festividades iniciaram “com uma vivência no auditório do Centro Mariano que, de uma maneira leve e ao mesmo tempo profunda, misturou a história do Santuário Tabor com manifestações culturais como coreografia, MPB e cultura gaúcha. Com um destaque especial para os alunos do Centro de Formação Som e Arte, a orquestra do Cefasol e o grupo de dança da Associação Tradicionalista Poncho Branco.” A Carta de Santa Maria deu o tom para a manhã do dia 22, com um painel, como consta na programação, e foi reinaugurado um monumento a essa “carta magna”, no jardim do Santuário. “Durante toda a tarde os participantes revezavam-se na participação das oficinas, preparadas e apresentadas por integrantes da Família de Schoenstatt de Santa Maria, que abordaram temas como a herança deixada pelo Pe. Kentenich no Santuário Tabor e as correntes que dele se irradiam: a corrente mariana, a corrente eucarística, a corrente de santidade e filialidade heroica que se expressa na vida exemplar de alguns dos seus membros”.
75 anos depois: com Jesus eucarístico rumo ao Santuário
No final do dia, continua Ir. M. Rosequiel: “repetiu-se o gesto com o qual o Santuário Tabor foi inaugurado em 1948, quando uma procissão eucarística também saiu da Igreja Nossa Senhora das Dores até o Santuário”, após a Santa Missa. No Santuário, após a bênção do Santíssimo, “iniciou uma noite vigília, com oração e apresentação do coral das Irmãs de Maria na Capela Tabor, oração do terço, via-sacra, adoração eucarística e tendas temáticas organizadas pelas comunidades do Movimento de Schoenstatt de Santa Maria. A noite de vigília foi encerrada às 6 horas, com uma ‘aurora’ festiva, com o repicar dos sinos do Santuário e a oração do Anjo do Senhor”.
Santuário Tabor, irradia tua luz!
O lema jubilar guiou as festividades, no último dia, que iniciou no ginásio poliesportivo do Clube Recreativo Dores, com cantos, coreografias, testemunhos, “muita alegria e devoção”, segundo a Irmã. Ela partilha que “A história do Santuário Tabor foi revisitada, como semente dos demais Santuários filiais de Schoenstatt no Brasil foram representados por um lindo painel e um dos pontos altos foi a exibição de um vídeo com saudações da Família de Schoenstatt brasileira de diversos Santuários do Brasil Tabor”. Seguiu-se a Santa Missa solene, no Santuário Tabor, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Santa Maria, Pe. Cristiano Quatrin, em representação do arcebispo Dom Leomar Brustolin, que participa da assembleia ordinária da CNBB, em Aparecida/SP.
“Na sua homilia, partindo do evangelho do dia, dos ‘discípulos de Emaús’, Pe. Cristiano afirmou que ‘neste Santuário de graças somos convidados a fazer a experiência de Emaús, nos colocamos a caminho e no caminho muitas vezes o Cristo se coloca a caminhar conosco na pessoa do irmão, muitas vezes não o reconhecemos, muitas vezes estamos também como os discípulos de Emaús, como que cegos, desanimados, tristes… Mas quando aqui chegamos e Ele fica conosco, ou Ele está aqui, pois onde a Mãe está, está também o Filho”. Por isso, continua ele, “este Santuário é um sinal de Luz para Santa Maria, de Esperança e de Fé, muitos aqui chegam e reconhecem a presença do ressuscitado em cada gesto de acolhida e oração. E a Mãe que nos acolhe e nos conduz a Jesus, Ela nos diz Fazei o que Ele vos disser, Ela sempre aponta para o Cristo, Ele é nossa esperança e força’. No encerramento da celebração foi renovada a coroação da Mãe de Deus como Rainha da Família, ato feito pela primeira vem há 25 anos, no jubileu dos 50 anos do Santuário Tabor e da Carta de Santa Maria”, conclui Ir. M. Rosequiel.
Algumas celebrações foram transmitidas pelo Youtube e você pode ver aqui
Fotos: Márcia Katzumi e Dionete Munareto