Nesta segunda-feira, dia 8 de maio, será realizado o ato de devoção a Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, a oração traduzida em várias línguas e recitada em todas as partes do mundo, com a qual se pede a intercessão de Maria pelos males que afligem a humanidade. Este momento de oração será no Santuário de Pompéia, na Itália, um local que carrega uma relação particular com a história de Schoenstatt.
O Papa Francisco recordou e convidou todos a se unirem nesta súplica: “Amanhã em Pompeia será elevada a tradicional Súplica a Nossa Senhora do Rosário, naquele Santuário que o Beato Bartolo Longo quis dedicar à paz. Neste mês de maio rezemos o Rosário pedindo à Santíssima Virgem o dom da paz, em particular para a martirizada Ucrânia. Que os líderes das nações escutem o desejo das pessoas que sofrem e querem a paz!” (Audiência Geral, 07.05.2023).
No Santuário de Pompeia será elevada a intensa oração da Súplica à Rainha do Santo Rosário. Este ato é realizado todos os anos no dia 8 de maio e no primeiro domingo de outubro. A oração, escrita em 1883 pelo beato Bartolo Longo com o título “Ato de amor à Virgem” é uma resposta à encíclica Supremi Apostolatus officio com a qual Leão XIII indicava a oração do Terço para enfrentar os males da sociedade.
Neste ano, com a súplica, confia-se a Nossa Senhora de Pompeia toda a humanidade que sofre pela pandemia da Covid-19.
Schoenstatt e Pompéia
Na história do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Santuário e a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Pompéia têm uma relação muito especial. Ao ler num jornal a história do advogado Bartolo Longo, que idealizou e construiu este centro de peregrinação na Itália, o Pe. José Kentenich viu a “porta aberta” para o surgimento do Santuário de Schoenstatt, dando origem à sua Obra Internacional. Conheça essa história clicando aqui.
Além disso, quando o Pe. Kentenich era criança, foi consagrado à Maria diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Esse fato prévio ele considerou como o “germen” da fundação de Schoenstatt, pois permitiu o cultivo de sua relação filial com Maria, o que é fundamental na espiritualidade de Schoenstatt. Saiba mais
Súplica à Rainha do Santo Rosário de Pompeia
Ó Rosário bendito de Maria,
doce cadeia que nos prende a Deus,
vínculo de amor que nos une aos Anjos,
torre de salvação contra os assaltos do inferno,
porto seguro no naufrágio geral,
não te deixaremos nunca mais.
Serás o nosso conforto na hora da agonia.
Seja para ti o último beijo da vida que se apaga.
E a última palavra dos nossos lábios
há de ser o vosso nome suave,
ó Rainha do Rosário de Pompeia,
ó nossa Mãe querida,
ó Refúgio dos pecadores,
ó Soberana consoladora dos tristes.
Sede bendita em todo o lado,
hoje e sempre, na terra e no céu.
Com informações de vaticannews.va/pt:
Muito bom vê as pessoas , rezando pela a paz 🕊️ mundial.
A virgem Maria santíssima sempre cuidando de seus filhos
Que benção maravilhosa essa o mundo em oração pela paz
Bendito seja Deus nosso Senhor Pai de Jesus nosso Salvador