O Centro Internacional de Schoenstatt Belmonte, em Roma, aceita voluntários, para curto ou longo período.
Heinrich Brem – Teresa Hofmann, da Alemanha, atua como voluntária, desde agosto de 2022, e vai permanecer até julho deste ano. “A coisa mais bonita para mim é poder conhecer tantas pessoas de todo o mundo e fazer muitos novos amigos”, diz Theresa. “Além disso, meu trabalho é uma mistura de rotina e variedade, o que eu gosto.” No entanto, ela diz que é preciso ser flexível porque “aqui os planos geralmente mudam de uma hora para outra e num prazo muito curto”. Questionada sobre como se sente, como cristã evangélica, num ambiente católico e schoenstattiano, destaca: “Fui muito bem acolhida aqui e não houve momentos em que me sentisse excluída”. Acima de tudo, a novidade para ela foi o forte vínculo a Maria, “que sinceramente acho muito bonito”. Nesse meio de tempo, a Ir. M. Júlia de Almeida, que é brasileira e trabalha no Centro, começou “a fazer uma espécie de catequese comigo, na qual já aprendi algumas coisas novas e continuarei a aprender”.
Catalogo tesouros
Depois de uma uma experiência de cinco meses, em 2021, Lívia Moreira de Carvalho, brasileira, está em Belmonte, pela segunda vez, como voluntária, onde permanece até setembro de 2023. Ela chegou, a convite de seu antigo pároco, Pe. Marcelo Cervi, que agora é o Reitor de Belmonte, e conta que suas funções são variadas: “Ajudo na limpeza e manutenção da casa. Também trabalho na recepção e atendo os hóspedes, em todas as suas necessidades. Ajudo a organizar eventos, sirvo ou trabalho na cozinha, se necessário cozinho alguma coisa. Ela lembra que considera a sua atuação mais importante ali, é cuidar do “Tesouro de Belmonte”: a catalogação dos presentes dados ao Santuário de Belmonte, ao longo dos anos. “Faço uma busca para registrar todos os objetos, com valor histórico e espiritual”. Para isso, ela diz estar em contato com muitas pessoas, para preparar traduções adequadas para italiano, português, alemão, espanhol e inglês. “Desta forma posso contribuir tornar a história de Belmonte mais conhecida e a importância dos presentes recebidos, ao longo dos anos, a todos os interessados no Movimento de Schoenstatt”.
Crescimento espiritual e pessoal
Carolina Panosso, da Juventude Feminina de Schoenstatt, no Brasil, também esteve em Belmonte, para conhecer e depois para ajudar como voluntária na celebração da coroação internacional, da Mãe de Deus, no Santuário, em 2025. A jovem tem 20 anos, estuda biologia na USP e atua em pesquisa científica na área de genética bacteriana. Ela diz: “Eu participo ativamente da Juventude Feminina de Schoenstatt, em meu grupo e em nível nacional. Meu trabalho é fotografar os eventos e fazer postagens para o Instagram nacional da Juventude Feminina, no Brasil”. Para Carolina, é uma grande alegria acolher os jovens, numa experiência eclesial e cultural em Roma. “Adoro a experiência de voluntariado em Roma. Contribui para o meu crescimento espiritual e pessoal. Estou muito interessada em colaborar na preparação da coroação, em 2025″.
Como ser voluntário em Belmonte
Esse voluntariado possibilita experiências de cooperação internacional, no contexto do Movimento Apostólico de Schoenstatt, conhecer pessoas de todo o mundo, vivenciar a Cultura da Aliança na cidade cosmopolita de Roma.
Para mais informações:
Quem se interessar pelo voluntariado em Belmonte pode entrar em contato:
Pe. Marcelo Cervi – Reitor
E-mail: amministrazione@roma-belmonte.info
Site de Belmonte: www.roma-belmonte.info
Endereço:
Centro Internazionale di Schoenstatt di Roma
Santuário Matri Ecclesiae – Belmonte
Via Santa Gemma, 17 – 00166 Roma – ITALIA,
Tel. +39 8366 4422, Cel. +39 333 772 3802
Fotos: Team_Belmonte
Fonte: schoenstatt.com
Lindo gostaria de voltar lá novamente.