Ângela Carla da Rocha Schiifer/Ir. M. Nilza P. da Silva – 120 mães da Liga das Mães de Schoenstatt, da Arq. do Rio de Janeiro, Niterói e de Petrópolis peregrinaram ao Santuário Jubilar Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro, dia 6 de maio, para seu encontro local anual. Esse dia contou com graças especiais da Mãe de Deus, pois, como algumas expressaram, puderam sentir como o céu tocou a terra. A Sra. Rosilene Campos, da Liga das Mães de Niterói diz: “Hoje, estou muito feliz, porque ouvi o chamado e dei o meu sim. Este encontro reaviva a minha participação em meu grupo”. “Esta foi a primeira vez que senti, muito forte, a Aliança de Amor com Nossa Senhora”, conta a Sra. Emília Torres, da Liga das Mães de Petrópolis.
A Aliança de Amor, nossa missão de pequenas custódias viva e os três pontos de contato: a Mãe de Deus, o Santuário e o Pe. José Kentenich, nosso Pai Fundador, é o tema conduzido pela Ir. M. Dionéia Lawand, que nos chamou a atenção, por meio de uma música, sobre a importância do pai, para a descoberta de talentos do filho. “O amor facilita a aprendizagem”, isto nos dá segurança e confiança na caminhada, realça a Irmã.
É necessário nos apropriarmos do carisma de Schoenstatt: a Aliança de Amor. Somos mães e guias, em primeiro lugar, em no nosso próprio lar. O fato se selarmos a Aliança de Amor com Maria, expressa um sentimento de pertença, de vinculação e um sentimento de leveza. Entre Mãe e Filho há o espaço de amor, a leveza do Amor.
A Dirigente de Ramo, Mercedes Querol, recorda o tema da aspiração das mães, para este mês de maio, a fortaleza na missão de sermos mães. Neste ano, especialmente, queremos aprender, com o nosso Pai e Fundador, como ser pequena Maria forte, e viver, no dia a dia, o ideal que abraçamos. A Sra. Rosilene Campos, expressa: “A Mãe tem me fortalecido e amparado sempre nas minhas aflições e alegrias.”
Como Ramo da Liga das Mães de Schoenstatt, no Brasil, iniciamos a preparação de cinco anos para os 80 anos de fundação, Jubileu de Carvalho, com o lema: Rainha Custódia Viva, torna-nos semelhantes a ti: fortes, dignas e orantes, espalhando sementes de Santidade e Missão! A associação entre a árvore do carvalho e o lema é um programa de vida para cada uma de nós: raiz, tronco, galhos, folhas e frutos. É enriquecedor e pleno de significado explorar cada parte. A raiz, que nos dá força e alicerce, para nós schoenstattianas tem o sentido da filialidade heroica. A reflexão sobre as partes do carvalho também foi uma vivência. Nas folhas, tínhamos o nome de cada uma das mães ali presentes, e elas foram sorteadas, de modo que cada mãe tem o compromisso de rezar, durante os próximos 5 anos, pela mãe cuja folhinha “sorteamos”. Este é um ato concreto de união no Ramo. Assim poderemos “abraçar a missão e os desafios no brilho da Custódia.”
A celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Walter Vieira, encerra essa manhã. Na homilia, ele nos recorda que estamos no mês de Maria e Ela é a Portadora, Genitora e Serva de Cristo. Fala também sobre a importância que é falarmos da Palavra de Deus, darmos testemunhos da realidade Divina e que isso converte o coração. Exorta-nos sobre a necessidade da leitura diária da Palavra de Deus, para sermos receptáculo do Espírito Santo. Finaliza sua homilia lembrando nos de fazermos tudo por quem amamos, mesmo que estes pensem diferente, com a alegria do Espírito Santo, pois nossa meta é a Casa do Senhor e para o milagre é preciso acreditar.
Ao final, renovamos a Aliança de Amor com Maria e o enviamos a Sra Fatima Aguiar, da Liga das Mães de Niterói, para uma peregrinação ao Santuário Original de Schoenstatt. Ela nos levará em seu coração.
Foi uma manhã de muitas bênçãos.!!!
A importância da palavra de Deus na nossa vida, um direcionamento como disse na homilia o padre Walter.
O vídeo do Pai cantando pra filha!!
Que aprendizado lindo!!
Rumo ao Jubileu de Carvalho 80 anos da liga das mães.
Rainha custódia viva, torna- nos semelhantes a ti: fortes, dignas,orante, espalhando sementes de Santidade e missão.
Belíssimo encontro!
Grandes aprendizados.
Parabéns a todos presentes.
Liga das Mães – Grupo Pérolas da Rainha ( Paróquia Nossa do Loreto – Campo dos Afonsos), Rio de Janeiro/RJ.
Parabéns pela presença. Sinto-me representada por minhas colegas.