Ir M Rosequiel Fávero – Quando o bispo da diocese de Santa Cruz do Sul/RS, Dom Aloísio Alberto Dilli, abre a porta do Santuário Tabor Immaculata Dilexit Ecclesiam, na sua consagração no novo endereço, uma alegria sem precedentes toma conta dos schoenstattianos que se reuniram no domingo, 7 de maio, no novo centro de Schoenstatt daquela cidade.
Depois de um processo, não isento de dores e dificuldades, e muito trabalho, o Santuário foi reconstruído no bairro Goiás, num lugar de melhor acesso que o endereço anterior, e novamente colocado à disposição dos fiéis da Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Santa Missa na Catedral lotada
Por causa do clima instável, a Santa Missa, inicialmente prevista para acontecer junto ao Santuário, foi realizada na Catedral São João Batista, lotada com peregrinos da diocese de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. À Santa Missa, segue-se uma procissão até o local do novo Centro do Movimento de Schoenstatt e a consagração do Santuário. Missa e consagração são presididas por Dom Aloísio. Na sua homilia, o bispo faz uma catequese sobre os santuários católicos.
“No Santuário cultiva-se a mística do mistério de Deus que ali se revela. É o lugar do encontro com Deus e com aqueles que lhe são próximos na santidade, nossos modelos e intercessores. Nos santuários marianos, como o nosso, a Mãe reúne seus filhos e filhas, numa só família, e os conduz ao encontro de seu Filho Jesus Cristo; e vai dizer-nos, também hoje: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2, 5). Santuário é, portanto, antes de mais nada, um lugar de encontro com Deus. É uma tenda, é um templo onde Deus se revela e se comunica com seu povo, e este vem com fé para renovar sua aliança, revelar seu amor e manifestar suas necessidades.”
Vale a pena conferir a homilia de Dom Aloísio na íntegra. Clique aqui.
Abre-se a porta do Santuário no seu novo endereço
Marcante neste dia, é a consagração do novo prédio do Santuário Tabor Immaculata Dilexit Ecclesiam, presidida por Dom Aloísio, com gestos cheios de significado: a abertura da porta do Santuário, a aspersão de água benta, a unção das paredes com o óleo do Crisma e a incensação do altar. Ele enfatiza a sacralidade do Santuário, como lugar privilegiado de encontro com Deus, por meio de Maria. Seu gesto espontâneo de ajoelhar-se e rezar, silenciosamente, diante da porta do Santuário, antes de abri-la, é um testemunho forte desta realidade. “Valeu por uma palestra”, como se expressa um dos presentes.
Os rostos dos participantes estampam a alegria por ter novamente o Santuário. “Foi um dia em que o céu tocou a terra. Podemos experimentar a unidade entre Igreja, poder público e os devotos de nossa Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que tornaram este momento possível”, testemunha Rosane Swarowski, da União de Famílias de Schoenstatt e líder de um dos grupos de oração, que permaneceu fiel e atuante também durante os dois anos em que o altar do Santuário esteve, temporariamente, na capela da casa onde as Irmãs de Maria estavam morando, no centro da cidade.
Próximo passo: a pastoral do Santuário
A reconstrução do Santuário é o primeiro passo para a instalação do novo Centro do Movimento de Schoenstatt, em Santa Cruz do Sul. “É uma alegria imensa termos novamente nosso Santuário ‘completo’. Mas, temos muito pela frente, para dar uma estrutura adequada aos peregrinos do Santuário e às atividades da Família de Schoenstatt. Continuamos confiantes na Divina Providência. Nossa Mãe que nos guiou até aqui, continuará nos indicando os passos para conseguirmos todos os meios necessários”, explicou Ir M Sára Vincensi, assessora local do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ela continua: “o desafio atual é organizar uma pastoral do Santuário, com equipes de acolhida, para que a porta do Santuário possa continuar aberta e os filhos possam visitar a Mãe e Rainha e seu Filho Jesus”.
De fato, já no final da tarde da inauguração, foi difícil ‘fechar a porta do Santuário’, tamanha afluência de peregrinos. E o fato tem se repetido nos dias que se seguiram. Janícia Vogt, coordenadora diocesana da Campanha da Mãe Peregrina e integrante uma das equipes que atende no Santuário, não cansa de expressar sua alegria em receber os peregrinos. “Atendi peregrinos vindos de cidades vizinhas, Vera Cruz e Rio Pardo, e também do bairro ao qual o Santuário agora pertence, demonstrando sua gratidão e fazendo pedidos. Realmente, é muito bom vivenciar tudo isso”.
Visite o Santuário em seu novo endereço:
Rua Fernando Abott, 1290 (Esquina com a Rua Rui Barbosa) – Bairro Goiás, Santa Cruz/RS
Fone: (51) 3711-3991
Fotos: Família de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul – Imagens aéreas: Santa View
Ver mais fotos
Rede Social do Santuário em Santa Cruz