Província Palotina Sagrado Coração
Quarta-feira, 22 de maio de 2013, 13h.
Os Padres palotinos presenteiam o Santuário de Graças ao Movimento de Schoenstatt.
A comunidade dos Padres palotinos doa a capela de peregrinação, em Vallendar, ao Movimento de Schoenstatt, como um presente pelo Ano Jubilar 2014. Isso foi decidido pela Assembleia Provincial, o organismo com maior poder de governo da comunidade, durante a sua reunião no dia 22 de maio de 2013, no Centro Provincial, em Friedberg, Bavaria, Alemanha. Além do Santuário, o presente inclui a adjacente Praça dos Peregrinos.
Depois de dialogar sobre os detalhes, a Assembleia concordou que este presente será oferecido pela Direção Provincial e pela Casa Wasserburg.
O Pe. Helmut Scharler, o Superior Provincial Palotino, disse, “Há uns anos, o Movimento de Schoenstatt pediu um gesto generoso em relação ao espaço de peregrinação em Schoenstatt. Com este presente, queremos entregar o Santuário Mariano ao Movimento de Schoenstatt, pelos cem anos desse lugar de peregrinação, em 2014, com a esperança de que muitas pessoas possam vivenciar a proximidade da Mãe e Rainha e aproveitar o poder inspirador e benéfico deste lugar de peregrinação.” Também se falou de um sentimento de tristeza, porque, há muitas décadas, muitos Palotinos tem atuado com êxito na pastoral do Santuário de graças.
Em 1901, os Padres palotinos compraram a “Casa Antiga”, de uma entidade privada, a fim de construir uma casa de formação, como base para sua presença em Vallendar. A capela, naquela época, era um depósito de utensílios de jardinagem e foi restaurada e utilizada de novo como um lugar sagrado. Em 1914, um grupo de estudantes, próximos do Diretor Espiritual dos Palotinos, Pe. José Kentenich, aqui se consagrou à Mãe de Deus. O Movimento de Schoenstatt considera esta data o início do seu trabalho apostólico (sua fundação).
Em 1964, o Movimento de Schoenstatt foi desmembrado da Sociedade dos Palotinos, que até então tinha contribuído significativamente para o desenvolvimento e a formação de Schoenstatt, bem como para o lugar de peregrinação que havia surgido. Contudo, o Santuário de graças permaneceu propriedade dos palotinos, que continuaram a servir pastoralmente, no lugar de peregrinação, e a coordenar a colaboração das muitas comunidades de Schoenstatt.
Em 2012, como primeiro passo, os palotinos entregaram aos schoenstattianos a utilização e a administração do Santuário. “Queríamos experimentar como poderia ser a convivência (entre palotinos e schoenstattianos) no local. Pois, nós os Palotinos dirigimos uma casa de formação para a Juventude, a Haus Wasserburg, um centro de terapia e espiritualidade (que fica bem ao lado do Santuário), e temos também a pastoral na Igreja Paloti, servindo muitas pessoas além desta região. A experiência foi positiva para ambos os lados. Isso motivou-nos, a nós palotinos, a entregar agora, de forma permanente, o santuário,” explicou o Pe. Alexander Diensberg, Reitor da Haus Wasserburg.
Leia essa nota, em alemão
Que a Mãe Santíssima interceda por nós junto a Jesus Misericordioso 🙏❤️