Ir. M. Nilza P. da Silva – “O Santuário Original é nosso!” Como um relâmpago, em 22 de maio de 2013, essa simples frase percorreu o mundo, em todos os idiomas. A primeira reação é de incredibilidade: “Não pode ser verdade”. Nem deu tempo da Presidência Internacional elaborar uma nota oficial e a alegria já se explodiu em todos os pontos do planeta. O motivo é que a primeira informação sobre esse “milagre” foi publicada no site dos palotinos (veja aqui) e só depois informada para toda a Família de Schoenstatt.
“A comunidade dos Padres Palotinos presenteia a capela de peregrinação, em Vallendar, ao Movimento de Schoenstatt, como um presente pelo Ano Jubilar 2014. Isso foi decidido pela Assembleia Provincial, o organismo com mais poder de governação da comunidade, durante a sua reunião no dia 22 de maio de 2013 no Centro Provincial em Friedberg, Bavaria, Alemanha. Além do Santuário, o presente inclui a adjacente Praça dos Peregrinos,” assim começa a nota.
Clique para ler a nota em português
Como primeira reação, no lugar Schoenstatt, chegam schoenstattianos, de todos os lados, com a alegria estampada na face e muitos com lágrimas nos olhos, para cantar e agradecer. Espontaneamente, realizam um momento de oração, representando a Família de Schoenstatt, de todos os países. Nas centenas de Santuários, o sino repica e se canta o Magnificat.
Celebração dos dez anos
No domingo, 22 de maio, a Família Internacional de Schoenstatt, do mundo inteiro, novamente se reúne no lugar de origem, alguns de modo presencial e outros conectados pela internet, para celebrar os 10 anos desse presente. Em torno ao Santuário Original, estão representantes que agradecem, juntos e em nome de todos, trazem 120 rosas como presente para a Mãe e Rainha, representando os 120 meses de que o Santuário é nosso. Sobre o altar do Santuário, estão bandeirinhas de dezenas de nações, em que há algum representante da grande Família de Schoenstatt. Por meio de vídeos, são apresentadas várias saudações, vindas da Família Internacional, e algumas pessoas partilham como receberam a informação, em 2013, e como se sentiram.
Hoje é um dia importante para o Santuário Original
“No dia 22 de maio, uma quarta-feira, sempre tínhamos nosso dia de folga e, naquela vez, decidimos ir para Aachen”, conta o casal Herbert e Hilde Felholf. “Na viagem de volta, visitamos Gymnich (onde nasceu o Pe. Kentenich) e, não sei porque, anotei no Livro de Visitas de lá: ‘Hoje é um dia importante para o Santuário Original’.
Logo depois, recebemos uma ligação de uma Irmã, que nos perguntou: ‘Vocês já sabem que o Santuário Original foi dado para nós?’ Claro que foi uma imensa alegria. Ficamos tão entusiasmados, que fomos de imediato para Schoenstatt. No Santuário Original, havia tantas pessoas com a alegria estampada no rosto. Era incrível vivenciar isso. Alguém começou a tocar o sino e eu olhava preocupada para o campanário que poderia cair a qualquer momento, de tanto entusiasmo com que era balançado. Essa alegria permanece até hoje em nós…”1
Nós testemunhamos um milagre
Outra pessoa partilha: “Era fim da tarde e eu estava em minha secretaria. Tocou o telefone e alguém me disse: ‘Venha imediatamente ao Santuário Original, ele nos foi presenteado.” Desliguei o telefone e pensei que tinha entendido errado a mensagem. Mas, mesmo assim, fui ao Santuário Original. Ao chegar lá, já havia muitas pessoas. Eu me encostei na parede, bem atrás, porque eu precisamos distanciar-me um pouco interiormente, para assimilar, porque eu não conseguia ainda entender como que depois de tantas negociações interrompidas (por não se conseguir chegar a um acordo), de repente, o Santuário nos é presenteado. Na verdade, eu só fui entender que isso realmente era verdade, nas celebrações do centenário, em 2014, com toda aquela movimentação.
Fazendo uma retrospectiva sobre esses anos, eu afirmo: Nós testemunhamos um milagre. Isso foi um marco muito importante da minha vida e sou muito grato por isso.”
Notícia recebida, dentro do Santuário Original
“No dia 22 de maio, pelas 15 horas, nós fomos ao Santuário Original”, recorda um casal. Eles ainda não sabiam que o Santuário nos havia sido presenteado. “Ficamos ali, ajoelhados no lado esquerdo. De repente, entrou um grupo de mexicanos, muito alegres, e começaram a cantar com tanto entusiasmo, que nos contagiava. Nós não entendíamos nada do que falavam ou cantavam. Em seguida, entra um grupo de seminaristas, com o violão, e começam a cantar o Magnificat. Ficamos curiosos para saber qual era o motivo de tanta alegria e fomos informados: O Santuário Original nos foi presenteado.”
Um Santuário que tem um grande Movimento
Pe. Alexandre Awi também conta como a notícia chegou ao Brasil e como foi difícil crer que era realmente verdade. Veja aqui o depoimento completo dele, em português. Ele também diz que para ele essa vivência foi como um milagre, um novo marco para a Família de Schoenstatt. O Fundador sempre dizia que em tudo precisava ficar claro que Deus estava atrás dos fatos e, nessa entrega do Santuário, isso é evidente.
Ele destaca também que não somos um Movimento que tem um Santuário no centro, mas, a Mãe, no Santuário, é que tem um grande Movimento ao redor de si. Todos nós precisamos assumir juntos a responsabilidade por esse lugar de graças. Ele finaliza com o convite a todos para ir ao Santuário. Que ele seja um dos grandes lugares de peregrinação do mundo.
Depois, de outros depoimentos, é presidida a Santa Missa e em seguida, a família festeja, com um lanche à sombra do Santuário.
O Santuário me pertence
Na noite, a gratidão continua na adoração a Jesus Eucarístico, num revezamento de horas, por pessoas agrupadas por idiomas. No momento do idioma português, coordenado por Ir. M. Isabel Machado, além da participação online, estava um grupo de peregrinos do Regional Tabor. “O Santuário me pertence”, repetia cada um, num momento especial.
Sim, o Santuário Original é meu, é seu. Ele nos foi presenteado como dádiva e missão. Cabe a mim e a você assegurar a presença e a atuação da Mãe de Deus, nesse lugar, por meio de nossa vida de Aliança de Amor e nossa auto educação oferecida como contribuição ao Capital de Graças. Podemos expressar nossa gratidão à Mãe e Rainha por esse presente e por ela estar presente também na nossa vida, por termos conhecido a espiritualidade de Schoenstatt e, com isso, uma missão que incendeia nosso coração, um modo concreto de ajudarmos a Igreja na grande missão de Evangelizar. Clique aqui e envie suas flores para ela.
E você? Como você recebeu a notícia em 22 de maio de 2013? Conta para nós, ali nos comentários.
1 – Este depoimento e os seguintes foram traduzidos conforme o sentido, numa tradução livre, e não literalmente.
Fotos: Facebook Schoenstatt International
Veja a hora festiva
Lembro-me que eu, Ir. M. Nilza, estava na recepção, da Casa Provincial, em Atibaia/SP, e uma Irmã veio ao meu encontro e mostrou-me uma mensagem, em alemão, no celular, comunicando que o Santuário Original nos havia sido presenteado, e queria saber se era verdade.
Fiquei num misto de alegria e incredulidade. Enviei uma mensagem para uma jovem que estava atuando como voluntária, no Santuário Original, e ela confirmou que era real. Que alegria! Imediatamente fui ao Santuário e começaram a chegar sempre mais Irmãs. Havia também algumas jovens voluntárias aqui, preparando o Encontro Cor Unum, da Jufem, que correram para lá. Nós cantávamos um canto depois do outro para a MTA e o sino badalava sem parar. Nunca me esqueço da surpresa e da alegria transbordante desse dia.