A Família de Schoenstatt em Curitiba/PR, no dia 21 de maio, celebrou os 38 anos da presença da Mãe de Deus no Santuário Magnificat
Luciana Maria G. A. Alves/Ir. M. Nilza P. da Silva – “Tabor Magnificat Fonte de Vida” é o lema que iluminou a preparação para festa, do aniversário de 38 anos do Santuário Tabor Magnificat em Curitiba, e desdobrou-se nos temas: “Pe. Kentenich: Fonte de Vida”; “Capital de Graças Fonte de Vida” e “Família Tabor Magnificat como Fonte de Vida”. A celebração, do dia 21, foi antecedida por um tríduo, com reflexões sobre a “Visitação como Fonte de Vida; “Vida que nasce a partir desse Santuário” e “Cristo Eterna Fonte de Vida”.
No domingo, 21 de maio, a Família de Schoenstatt se reuniu para a grande festa, que começou às 9 horas com uma vivência, em que todos os ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt e os peregrinos, que selaram a Aliança de Amor e os que se preparam para o Santuário Lar, apresentaram como fizeram suas contribuições ao Capital de Graças, para a conquista da “Fonte de Vida”, espaço já existente no jardim do Santuário, que será revitalizado e ampliado numa praça.
“São 38 anos que as talhas do Santuário de Curitiba transbordam”
Com esta frase, o Pe. Marcelo de Souza, concluiu a sua homilia, na Santa Missa festiva, com a liturgia da Ascensão do Senhor. Referindo-se a subida de Jesus ao céu, ele enfatiza que a pergunta: “Por que vocês estão aqui parados?” e a última mensagem de Jesus aos Apóstolos: “Ide e fazei discípulos”, mostram-nos que precisamos estar sempre em movimento, em atividade missionária, pois, “a esperança precisa alcançar muitos corações e só chegará até as pessoas se nós caminharmos até ela… É isso que Jesus espera de todo cristão: ir atrás e não desistir. A partir do viável (caminhar) alcançar o inédito (novos discípulos). Não se conformar com o egoísmo e o pessimismo e dizer todo tempo: quero e vai dar certo.
Na história de Schoenstatt as talhas sempre transbordaram. Todos aqueles que selaram sua Aliança de Amor estão inseridos nessa história e são convocados a continuarem a fazer transbordar as talhas do Santuário, para que todos que aqui chegam recebam o melhor vinho, que é o amor de Nossa Senhora: o Amor que abriga, transforma e envia! São 38 anos que as talhas do Santuário de Curitiba transbordam.”
No ofertório, as ofertas ao Capital de Graças se uniram ao sacrifício de Jesus. Para Heloisa Marochi Benato, da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem), “foi especial ver as entregas ao Capital de Graças, que cada ramo realizou, para a revitalização do espaço da fonte. Isso mostrou, na prática, a originalidade de cada ramo e o amor que todos têm em comum por esse espaço em que é bom estar!”
Uma Família, na partilha de amor e fraternidade
Outro participante diz que também lhe surpreendeu a generosidade e o espírito de família, nos serviços práticos desse dia e que “cada oferta ao Capital de Graças apresentado superava qualquer expectativa! Tudo foi repleto de significado, deixando evidente que a Mãe esteve com cada um de nós nessa conquista. É uma série de pequenos gestos, de pequenos sacrifícios e alegrias que tornaram o conjunto tão especial! Toda experiência compartilhada foi maravilhosa. Mais uma vez, a Mãe mostrou seu poder e que basta a ‘entrega’ para que tudo se resolva!”
“Um momento de partilha, amor e fraternidade, cada ramo na sua mais profunda identidade, demonstrou toda dedicação, em forma concreta de ofertas ao Capital de Graças, na mais intensa fé em nossa Mãe Rainha e nosso santuário Tabor Magnificat. Foi uma chuva de graça e bênçãos,” expressa Janaina Virtuoso Favoretto, do Círculo da Aliança.
Nestes 38 anos, o Santuário Tabor Magnificat tem sido fonte de vida e esperança para todos que nele chegam e, na força da Aliança de Amor, geram muitos frutos e colaboram para que o Santuário seja cada dia mais uma fonte transbordante de graças.
“Pudemos perceber a unidade de nossa Família e a alegria por estarmos juntos. Saímos da festa com a certeza de que aqui se faz, diariamente, uma fonte de vida e somos também responsáveis por ela,” finaliza Heloisa. Que a missão escolhida para Curitiba, “Tabor Magnificat”, seja inspiração para que muitos possam cantar as maravilhas que o Senhor realiza em nós e através de nós.
Visite a Rede Social do Santuário Magnificat
Só tenho agradecer todo o momento por inúmeras Graças já recebidas por NSra. Shoenstatt, NSra.Perpétuo Socorro, NSra Aparecida … Maria Mãe de Jesus intercede sempre por nós! Amém