O Papa Francisco pede que no dia 31 de maio, nos Santuários Marianos, se reze à Maria, pelos trabalhos de preparação ao Sínodo
Em seguida da oração do Regina Caeli, no domingo, dia 28, o Papa Francisco convidou para que, na próxima quarta-feira, 31 de maio, em todos os santuários marianos, se faça um momento especial de oração em preparação à primeira etapa da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, programada para acontecer de 4 a 29 de outubro no Vaticano, com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
“Na próxima quarta-feira, no final do mês de maio, estão previstos momentos de oração em santuários marianos em todo o mundo para apoiar os preparativos para a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Pedimos a Virgem Maria que acompanhe essa importante etapa do Sínodo com a sua proteção maternal. E a Ela confiamos também o desejo de paz de tantos povos ao redor do mundo, especialmente da martirizada Ucrânia,” disse o Papa.
Uma iniciativa da secretaria geral do Sínodo
Foi a secretaria geral do Sínodo que propôs para a quarta-feira, 31 de maio, memória litúrgica da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria, a realização de uma oração mariana mundial em preparação para as duas etapas da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos. O objetivo, lê-se em uma nota, é “tornar o Povo de Deus consciente da importância do processo em curso e exortar os fiéis a acompanhá-lo com a oração” e colocar “sob a proteção específica de Nossa Senhora todo o processo sinodal na Igreja, especialmente o trabalho da Assembleia Geral”.
A nota diz ainda que em cada diocese, o bispo pode escolher um Santuário especial para isso, a fim de que se faça “um momento de intensa oração que expresse a beleza da religiosidade popular em torno dos santuários marianos.” A oração deve incluir a participação das diferentes vocações eclesiais (leigos, sacerdotes, vida consagrada). As comunidades paroquiais individuais, de acordo com seu bispo diocesano, também são convidadas a realizar um momento de oração nesse dia pelo trabalho do Sínodo.
A Conferência Episcopal Italiana preparou um livreto litúrgico, que pode ser baixado neste link.
Fonte: VaticanNews