Ir. M. Nilza P. da Silva – Para que cada peregrino seja mais bem atendido, a Família de Schoenstatt, da Arq. de Belo Horizonte, organizou dois dias de festa para celebrar os 20 anos do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da Liberdade, em Confins/MG, nos dias 7 e 21 de maio.
A Mãe e Rainha desce de seu trono para abençoar os peregrinos
Ao chegar no Santuário, os milhares de peregrinos que vieram para a festa ficavam surpresos: a Mãe e Rainha foi descida de seu trono para acolher a todos. Maria da Conceição Andrade, da Liga de Famílias, conta: “Era uma grande emoção! A nossa Mãe e Rainha desceu de seu trono e pisou no solo, onde todos estavam para contemplá-la e entregar angústias e agradecimentos. Ali o tempo podia ser congelado. A Mãe, com seus braços ladeados com Seu Filho Amado, colocava-se próxima de cada um. Ela acolheu e confortou um a um, sem pressa e sem reservas”.
Numa procissão, a Mãe de Deus foi conduzida a alguns locais do Santuário, como a ermida, pela alameda, pela secretaria, pela praça onde se encontra a estátua do Pe. José Kentenich e, por fim, retornou ao Santuário. No trajeto havia uma reflexão sobre as estrofes da oração do Rumo ao Céu, Hino da Minha Terra.
Gratidão pelos 20 anos de bênçãos
Maria Conceição diz também que, “na sequência, aconteceu a Adoração Eucarística, quando todos suplicaram a Jesus: ‘Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e em suas fadigas diárias, quando em torno a elas se acumulam as sombras que ameaçam sua unidade e natureza’.”
Na programação da tarde, acontece a reza do terço, em agradecimento às dádivas recebidas nestes 20 anos. Algumas pessoas que participaram na construção do Santuário partilharam suas vivências.
A Santa Missa, presidida pelo Pe. José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia de São José/Confins e assistente religioso do Santuário. Ele diz: “Há 20 anos, o Espírito Santo escolheu este monte, lugar mais alto de Confins, para ser este monte Tabor da Liberdade. Liberdade que tem tanto a com ver com o povo mineiro. Para nós, a liberdade é o máximo na nossa vida. Que Deus continue derramando sobre nós a graça de entendermos verdadeiramente o que é a liberdade, o que significa, para não confundirmos com a libertinagem. Verdadeira liberdade dos filhos de Deus é esta: abrir o coração para seguir Jesus Cristo, obedecer a Sua Palavra, estar a caminho”.
Não a retenhamos!
Ao final da celebração, a Mãe e Rainha foi novamente coroada. Todos rezaram a uma só voz: “Por tudo o que és, sabemos que és Rainha. Nós Te agradecemos por todos os dons e benefícios que tens distribuído, dia a dia e Te recomendamos cada peregrino, cada voluntário, toda a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Belo Horizonte, cada Irmã e Sacerdote que se aproximam de Ti para servir e Te invocam como Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”.
José Evangelista Andrade (Jevé), da Liga de Famílias, partilha suas impressões: “A Rainha da Liberdade desceu e pisou novamente no solo, onde Ela se estabeleceu, para nos mostrar que precisamos peregrinar, levá-la a todas as famílias, em todos os lugares. Onde não pudermos levá-la, lá não devemos ir. Ela clama para que não a retenhamos somente para nós, e que passemos a considerá-la, ainda mais, como caminho mais seguro para nos encontrarmos com a Verdade. Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ajuda-nos a enxergar a importância de optarmos pela busca da santidade diária, salvando e santificando as nossas famílias, mas, acima de tudo, exercendo o nosso compromisso de atrair novos e muitos corações. Que os próximos 20 anos do Tabor da Liberdade sejam marcados por uma maré de novas e muitas famílias para caminharem conosco. Parabéns a todos que ainda continuam acreditando no amor da Mãe por nós e permanecem firmes na Aliança de Amor.”
“Assim como nas Bodas de Caná, ao longo dos últimos 20 anos, as talhas foram sempre de novo enchidas com a água depositada por cada um dos milhões de filhos que por ali passaram ou acompanharam a peregrinação da Capelinha e agora estariam sendo transformadas pelo vinho que faltava para coroar o dia: a Santa Missa! Santuário Tabor da Liberdade, o ponto de encontro entre você, Maria e Jesus! 20 anos construídos com Maria, em Maria, por Maria,” finaliza Maria Conceição.