Ir. M. Nilza P. da Silva – Esta é a pergunta que ilumina as reflexões do XVI Congresso Mariológico, que acontece no Santuário Nacional de Aparecida, de 1 a 4 de junho. Pe. Alexandre Awi, superior geral do Instituto dos Padres de Schoenstatt, é o convidado especial, pois sua tese de doutorado tem como tema: A espiritualidade mariana do Santo Padre, Papa Francisco.
Em sua homilia, na Missa de Abertura do evento, Pe. Alexandre destacou três características de Nossa Senhora no pensamento e na Mariologia do Papa Francisco.
“Eu tive a graça de poder estudar sobre esse tema e perguntar ao próprio Papa. E com isso eu cheguei a uma conclusão (eu tenho certeza que não estou muito longe da verdade): Quem é a Maria do Papa Francisco? E não estranhe se também para vocês for assim. Em primeiro lugar, Maria é mãe. Depois de ter entrevistado durante duas horas – hoje eu contava isso no Congresso – eu quero compartilhar com vocês: Ele me perguntou se eu tinha algo marcado para perguntar. Falei: ‘Bom, já existe. Em uma palavra, ou em poucas palavras, quem é Maria para o senhor?’ E ele respondeu: ‘Ela (a maternidade de Maria) de alguma maneira se experimenta quando a gente vê o povo rezando a Maria, quando a gente vê aqui no santuário’. O Papa ficou impressionado quando esteve aqui em 2007, na primeira vez. Os bispos trabalhavam aqui embaixo e o povo rezava aqui em cima”, lembrou ele.
A segunda característica são os milagres que Maria faz no meio do povo. “Nos santuários marianos pelo mundo, em Luján, na Argentina, ou em Aparecida, no Brasil – eu sei que tem gente que acha que isso não é assim, que Maria não faz milagre, mas eu vi: isso é assim – eu descobri os milagres que a Mãe faz no meio do povo”, destacou.
E a terceira característica que nós falamos de Maria é que Ela é aquela que sai, como a Igreja deve sair: apressada. “Por isso ele escolheu também esse tema para a próxima Jornada Mundial da Juventude: Maria apressada, Maria que não fica parada, não fica cômoda no seu lugar, mas justamente vai servir”.
Por fim, o sacerdote traçou o paralelo entre as três imagens do Evangelho e as três imagens da Mariologia do Papa Francisco:
A figueira fecunda – Maria é Mãe;
O templo lotado – Maria é amada pelo coração do povo;
A casa de oração (Betânia) – Maria é o Tabernáculo, o Sacrário que guardou Jesus no ventre.“Quem se encontra com Maria, se encontra com Jesus. É nesse lugar privilegiado de oração onde habita Nossa Senhora que o povo de Deus se reúne para encontrar com Ele e com os irmãos”, disse.
E completou com um questionamento:
“Alguém tem dúvida que Maria foi a primeira a viver isso, como perfeita discípula e missionária do Senhor? Maria é perfeita porque Ela foi a primeira acreditar! Maria viveu a sua fé da maneira mais profunda e nos ensina a viver como homens e mulheres de oração”.
O Papa Francisco enviou uma mensagem especial para o Congresso:
A vocês que estão participando de um Congresso em Aparecida, envio minha saudação.
Em Aparecida, aí está a Mãezinha. Olhem para Maria, olhem para a Mãe. Jesus precisou de uma mãe. E, por isso, pediram permissão a esta jovem, se ela se atrevia a ser mãe. Aí tudo começou. E isso é o que os teólogos… usarei uma palavra difícil, para que se divirtam. Os teólogos chamam a Synkatabasis, ou seja, que é a condescendência – Deus desce… Depois vou mostrar um quadrinho, que é muito bonito, onde está isso. Maria que se faz de escada para que Deus desça. Dá a Ele a possibilidade de descer e se fazer homem como nós. Foi Ela quem – perdoem a expressão – foi Ela quem pavimentou a estrada para que se pudesse caminhar. Ela é a Mãe, foi ela quem possibilitou que Deus fosse Deus conosco.Envio-lhes a minha bênção. Não se esqueçam que Ela é Mãe. Seja o que for que aconteça na vida, olhe para a sua Mãe. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
E agora faço a explicação do quadrinho. Vejam bem este quadrinho. É Jesus que está vindo. É Deus, que tem a plenitude da lei em uma mão. Mas (também) é homem, e tem que segurar no manto da Virgem para não cair. E vai descendo, com as mãos da Virgem que servem como escada. Esta é Maria que nos traz Jesus. Ela tornou-se a possibilidade, a escada, para esta descida de Jesus, que é Deus, e O trouxe a nós. É Mãe. Que Deus os abençoe e rezem por mim.
Veja aqui:
Para mais notícias sobre esse Congresso, acompanhe as notícias do portal A12
Fonte: A12
Amo Maria!
Amo Papa Francisco!
Amo a Igreja Católica Apostólica Romana.