Representantes dos regionais Missionis e Coração Tabor estiveram reunidas, em Atibaia/SP, entre os dias 2 e 4 de junho
A tarde do dia 2 de junho começou animada pelos corredores da Casa Movimento, no Santuário de Schoenstatt em Atibaia/SP. Aos poucos grupos vão chegando na recepção, puxando suas malas, procurando por seus quartos. Os corredores começam a ganhar novos sons e novas vozes, abraços e saudações de boas-vindas se misturam à alegria: chegamos para nosso encontro! Mães e liguistas vão tomando a Casa e se preparando para o seu encontro anual! Diferente de outras vezes, desta vez os dois ramos da Coluna Feminina estarão unidos. Vindas dos estados de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná elas totalizaram 114 participantes, incluindo Mães, Lafs (Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt) e assessoras, que permaneceram em atividades até o domingo (4/6).
Corações ardentes
Com o lema Corações ardentes, na trilha da santidade: ‘seus corações se inflamaram’! , as participantes iniciam desde a noite de sexta-feira suas atividades. A Santa Missa marca o começo dos trabalhos, que têm sequência com o primeiro tema conduzido pela assessora Ir. Adriane Maria Barbosa.
A manhã de sábado é o convite para um mergulho no carisma de Schoenstatt. Ir. M. Patrícia Lemes é a responsável por este momento, com a apresentação do tema Viver com o carisma do Pai e Fundador. Aqui Mães e Liguistas são convidadas a buscar/entender os espaços vitais, além de refletir sobre o significado do carisma: um dom do Espírito Santo dado a alguém. “Em cada carisma, Cristo vem ao nosso encontro. É uma expressão atualizada do Evangelho”, destaca Ir. M. Patrícia. Em um mundo que separa cada vez mais a fé da razão, Schoenstatt nasce como contraponto. A assessora pontua a marca mariana do Movimento, bem como suas principais ideias, como o organismo de vinculações naturais e sobrenaturais.
Silenciar para encontrar-se com Deus
Depois de um tema tão profundo, Ir. M. Teresila Prates conduz a introdução ao momento de interioridade. A parte da tarde de sábado será reservada a um retiro. “Deixar-se encontrar por Deus e contemplar e aprender de Maria a silenciar”, convidou, completando “o sentido do retiro é guardar no silêncio e levar a Deus, no seu coração”. Foram momentos de aprofundamento, oração e encontro mais profundo com Jesus eucarístico durante a tarde.
Um amor que se renova
Além do retiro, na parte da tarde as integrantes da Liga das Mães e Lafs que são membros ou Jardim de Maria puderam renovar suas consagrações. A Lafs também celebrou a Aliança de Amor de três jovens de Araraquara/SP. O retiro se encerrou com a celebração da Santa Missa.
Beatriz Milharini da Silva, da Lafs Araraquara/SP, uma das novas consagradas conta “durante minha caminhada com a Lafs, pude entender como a graça de Deus se manifesta pelas mãos de Nossa Mãe, através do testemunho de vida das queridas liguistas. Compreendi, desde então, que a Aliança de Amor, não é um evento isolado, mas sim um cuidado de Nossa Senhora comigo desde o momento da minha concepção. Meu coração arde em Amor pela Mãe e Rainha e pelo Santuário de Atibaia, onde desde o ventre de minha mãe, esse amor e olhar da Mãe de Deus me acompanhava. Não me sentia digna de receber tamanho amor, na troca de coração, mas compreendi, que justamente por não ser digna que deveria selar esse compromisso. Agradeço a todos que me acompanharam nessa caminhada”.
Pés que percorrem o caminho da Santidade
No sábado à noite, foi o momento de se colocar à caminho e peregrinar rumo ao Santuário. “Caminhar é um convite para renovar o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade. É deixar o Espírito Santo falar em nosso interior. É pôr os pés a caminho do Santuário – a escola de novos herois, berço de santificação”, disse Ir. M. Nelly Mendes.
E para esta caminhada especial, a Cruz da Unidade e a Mãe Peregrina formaram parte do cortejo, relembrando também a Jornada Mundial da Juventude, onde o ícone da Mãe e a Cruz sempre estão presentes. Também em referência à Jornada, cada participante recebeu sua ‘mochila’: a sacolinha que continha o ‘kit da Santidade’. A cada parada da caminhada um novo item foi acrescentado ao kit, relembrado a história de algum dos heróis de Schoenstatt, para indicar que esses irmãos são exemplos na busca pela santidade.
Pés a caminho: a missão não pode parar!
O domingo foi o dia dos trabalhos em grupo. Após a Santa Missa, em que se celebrou a Solenidade da Santíssima Trindade, liguistas e Mães foram divididas em grupos: iniciantes, cooperadoras, preparação para membros, membros e Jardim de Maria.
Depois foi a vez do Pe. Pedro Cabello falar ao grupo geral com o tema Pés a Caminho. Para este impulso, Pe. Pedro orientou a todas a respeito dos meios ascéticos de Schoenstatt e a importância do apostolado.
Lafs e Mães: para onde caminhar?
A manhã intensa ainda contou com a possibilidade de cada ramo se reunir separadamente. Na ocasião, Liguistas e Mães refletiram sobre formas práticas para assegurar os trabalhos dos ramos seja nas questões espirituais ou no apostolado.
Impressões sobre o encontro
Patrícia Alves de Oliveira, da Lafs Araraquara/SP relata “para mim, selar minha Aliança de Amor em Atibaia/SP, nesse encontro, me fez recordar as inúmeras vezes que a Mãe me inquietou a estar mais perto dela e eu não entendia o porquê. Me fez adentrar no mistério do caminho entre o amor e a dor que nos leva à santidade. Conhecer mais mulheres da Lafs me fez entender que não estou sozinha nessa caminhada e que Deus cuida sim de todos os detalhes mesmo que não seja o que pedimos, mas é o que precisamos.”
Já Márcia Cristina da Silva, da Lafs Araraquara/SP disse “cada vez estou mais certa de que Deus tem um cuidado muito especial por mim. E, não é por nenhum mérito mas, por pura e infinita Bondade e Misericórdia Dele. Cada detalhe tão perfeitamente preparado por mãos e joelhos que me levaram a um encontro tão profundo, tão terno, tão amoroso com aquela a quem a minha mãe aqui da terra amou e me entregou desde pequena, Maria, a Mãe de Deus. ‘Deus delineou o plano da minha vida e traçou os detalhes…’ Esta é uma frase que ouvi e vem bem forte ao encontro da doce experiência vivida. Momentos que não consigo ainda descrever com palavras, mas que foram de muita intensidade e descanso para a alma. Um encontro profundo com Aquela que, para sempre, cuidou e cuidará de mim. O meu coração a Ela decidi entregar, com todas as feridas, dores, belezas e feiuras que nele existem, sem medo algum, porque Ela já é a ‘dona’ dele. Vai cuidar, educar, orientar, será a auxiliadora de Deus para moldar meu coração, a minha vida. “A Bem-aventurada se mantém fiel. Ela constrói, confia e espera lá onde, humanamente falando, toda esperança foi frustrada.
E, na ausência de palavras, faço desta música, as minhas…
‘Óh minh’alma / Retorna tua paz / Como criança bem tranquila / No Regaço acolhedor de sua mãe /
Minha mãe é a Virgem Maria / É ela que agora vai me acolher / Me abraçar, me perdoar /
Me compreender / Me acalmar, me ensinar / Me educar / Me formar, me amar’.
Da Liga das Mães de Curitiba/PR, Cátia Cristine Cunha Pauperio conta “o encontro foi muito especial pra mim! Uma oportunidade única de mergulhar em águas mais profundas e de tirar um pouco “um peso” desnecessário que vou colocando nas coisas, no decorrer da caminhada… Afinal, como disse o Pe. Pedro, “Deus é puro amor e amor não pesa pra ninguém”!. Esse tipo de reunião em Família (de Schoenstatt) é sempre de muito aprendizado, mas neste final de semana a Mãe me pegou no colo e me colocou no rumo “do sopro do Espírito Santo”, o que deu novo enfoque aos caminhos pelos quais tento buscar a santidade e me revelou uma face ainda mais doce do nosso Pai Fundador! Sem palavras pra expressar minha gratidão por momentos tão significativos!”.
Ver mais fotos aqui
Por:
Simone Marie – Liga das Mães Curitiba/PR
Sandra Helena da Cruz – Lafs Araraquara/SP
Jaqueline Montoya – Lafs Atibaia/SP