Aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa/Portugal. Em muitos países a Juventude de Schoenstatt se mobiliza para estar presente: iniciativas para conseguir dinheiro, roteiro da viagem, passagens, roupas, mochilas, orações, estudos, preparação da programação em Schoenstatt etc. Mas, como a Família de Schoenstatt participa, com toda a Igreja, na preparação desse evento gigante e abençoado? Para saber disso, conversamos com a Sra. Rosana Silva, do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, que é brasileira, reside e trabalha em Lisboa, junto ao Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt.
1. Qual tem sido a participação da Família de Schoenstatt na preparação da JMJ 2023?
Nós temos estado em contato com a equipa central da JMJ e tem havido um diálogo próximo, em que nos são feitos pedidos concretos de ajuda, tanto em atividades de preparação da JMJ, como de articulação de informação. Temos participado das atividades propostas para a preparação da JMJ e participado também nas reuniões de organização e informação.
2. Durante a JMJ haverá a participação de Schoenstatt em algum programa?
Schoenstatt ficou com a responsabilidade pela organização do encontro dos voluntários com o Papa Francisco, após a missa final, do dia 6 de agosto.
3. Quantos schoenstattianos estão entre os voluntários
Cerca de 150.
4. A Cruz e o Ícone da JMJ visitaram o Santuário, pode nos falar sobre isso?
A Cruz e o ícone de Maria visitaram o Santuário, em Aveiro, que fica mais ao norte de Portugal. Foi uma vivência muito bonita entre a família de Schoenstatt e a igreja diocesana, de Aveiro. Houve uma vigília de oração, aberta a todas as pessoas.
5. O que representa esta JMJ para a Família de Schoenstatt?
A JMJ representa uma grande alegria, por podermos acolher tantos jovens do mundo inteiro e por acolher o Papa Francisco, neste país marcadamente Mariano. O próprio lema que o Papa elegeu – Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1, 39) – é um sinal da Providência, de que esta é uma jornada para nos alegrarmos com as glórias da nossa querida Mãe, que se manifesta no nosso Santuário de Schoenstatt e também no santuário de Fátima.
A JMJ representa também uma grande oportunidade de receber milhares de jovens no nosso Santuário e de o dar a conhecer. Para isso, o espaço do Santuário estará organizado, de acordo com as três graças do Santuário. Quem chegar será recebido num espaço de acolhimento e descanso, poderá depois rezar no Santuário, com uma proposta espiritual de transformação interior e, depois, experimentar a graça do envio, por voluntários que estarão presentes. Eles proporcionarão conversas, partilha de experiências e também o convite para as atividades do Santuário, nesta semana da JMJ.
Para mais informações sobre a JMJ, visite o site oficial