No dia 19 os jovens do Movimento Apostólico de Schoenstatt, no Brasil, viajam rumo a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, que acontecerá de 1 a 6 de agosto. Nossos jovens irão, antes para Schoenstatt, na Alemanha, em seguida terão um Encontro Mundial, em Portugal, e finalizam com a JMJ. Alguns deles nos contam como está a preparação:
A Sra. Ana Christina Melquiades é Assessora da Juventude Feminina, vai acompanhar a Juventude Feminina de Schoenstatt, junto com a Ir. Eliza Maria Aparecida Silva e a Ir. M. Daiane Freisleben. Ela já participou de duas JMJ: em 2005, na Alemanha, e em 2013, no Rio de Janeiro.
– O que significa para a senhora ir com os jovens para a JMJ, o que espera disso?
Para mim, participar desta jornada significa estar à serviço da Mãe de Deus e de Schoenstatt. Como assessora da Juventude, é uma oportunidade de poder acompanhar física e espiritualmente cada um desses jovens, para que tenham uma linda experiência do amor de Deus, nos lugares santos de Schoenstatt e no encontro com Santo Padre. Espero que seja realmente um tempo muito fecundo no coração de cada um dos que participarão desta peregrinação e que possam crescer no amor a Schoenstatt, a nossa história e à Igreja, que possam voltar renovados e com muito entusiasmo.
– Qual é o maior desafio nessa preparação?
O maior desafio da preparação desta jornada foi tudo que passamos com relação as passagens aéreas. (A empresa contratada não pode cumprir com seus compromissos e nem devolver os valores para os jovens). Como assessores não medimos esforços para que todo o grupo pudesse permanecer na viagem, tivemos que tomar decisões importantes, foram muitas conversas, dia e noite, tentando buscar soluções. Foi um tempo de muita entrega e confiança. Fomos guiados pelo lema “Eu acredito no milagre!” Realmente pudemos presenciar muitos milagres neste tempo. A Mãe de Deus não nos deixou sozinhos, em nenhum momento.
Os desafios seguem, pois temos a responsabilidade de acompanhar um grupo grande de jovens, em uma viagem internacional. Mas, estamos convictos de que a Mãe de Deus nos guia e nos conduz, Ela já nos deu muitas provas disso.
– A Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) terá um encontro internacional. Fala-nos sobre isso:
O encontro internacional da Jufem tem como lema: “Faz-me ver, clarifica-te”. Foi inspirado no terceiro marco histórico de Schoenstatt (31 de maio) e será guiado por três palavras chaves: Unidade, Instrumento e Aliança. Vai acontecer de 28 a 30 de julho, em Lisboa/Portugal, terminando com uma peregrinação, como Juventude Apostólica de Schoenstatt, ao Santuário de Fátima. São esperadas cerca de 800 meninas de diversos países.
Nicole Martins Silvério, participa da Jufem, em Campinas/SP, e vive momentos intensos nos dias que antecedem a grande viagem. Ela partilha um pouco conosco:
– Como vc está se preparando para essa viagem?
A preparação pra essa viagem tem sido mais intensa do que eu esperava, principalmente por todos os obstáculos que tivemos que passar por cima, como grupo. Porém, isso tornou essa viagem mais ainda em uma conquista. Mas, acima de tudo, estamos indo ao encontro do Papa Francisco e da nossa Igreja jovem. Além disso, estaremos juntos do nosso lar original, em Schoenstatt.
Acredito que devo CONQUISTAR tudo, me aprofundar naquilo que é proposto para a Jornada, usando os materiais que é oferecido para estudo e aprofundamento. Rezo o terço e a oração preparados especialmente para esse momento. Mas, também faço uma preparação física, buscando me exercitar todos os dias.
Pensando em nossa programação em Schoenstatt, é um presente mais para mim do que para Ela (a Mãe e Rainha). Preparei-me para coroar a Mãe de Deus (do meu santuário lar) lá no nosso Lar Original. Também tenho buscado me aprofundar no vínculo com o nosso Fundador, Pe. José Kentenich.
A parte financeira foi a mais difícil. Principalmente depois que a primeira empresa responsável pela nossas passagens não cumpriu com o contrato. Quando isso aconteceu, eu já tinha conseguido juntar praticamente todo o dinheiro, entregado para pagar a viagem e tudo foi por água abaixo. Eu tinha me planejado financeiramente, desde o começo do meu estágio, separando parte do meu salário para a Jornada. Mas, principalmente após o ocorrido, nós intensificando ações como venda de rifas. Como grupo de viagem, de forma mais forte, fizemos a campanha SOS Juventude.
(Muitas pessoas se solidarizaram com a Juventude e com isso eles podem viajar, mesmo que grande parte dos gastos ainda serão pagas por mais de um ano)
– O que espera da peregrinação para Schoenstatt?
Da peregrinação eu espero e tenho convicção de que será um momento muito marcante, principalmente, por ver de perto os lugares sobre quais sempre ouvimos, onde a história aconteceu. Estar cara a cara com o lugar em que, há muito tempo atrás, nosso Pai e Fundador acreditou que seria uma fonte de graças e realmente se tornou. Assim como na JMJ. espero ir de encontro com jovens de outros países, que vivem o mesmo carisma, a Aliança de Amor, e poder compartilhar tudo isso.
O fato de eu poder levar parte do meu Santuário lar até lá, para coroar a Mãe, torna tudo ainda mais especial. Mal posso esperar para viver isso, ao lado de amigos e pessoas tão especiais.
– O que espera da JMJ 2023?
Espero que seja um momento de verdadeiro encontro com os jovens de todo o mundo, que partilham da mesma fé que eu. Espero estar junto dos que acreditam e vivem pelo mesmo propósito. Mas, principalmente, espero ouvir o que nosso Papa Francisco tem a dizer, diretamente, a nós jovens.
Espero também, por meio de experiências, trocas e vivências com outras culturas, receber novas ferramentas para poder me aprofundar na minha fé e espiritualidade. Conhecer cada vez mais a nossa Igreja que é tão rica.
Está leitura acrescentou,algo importante na minha vida,são elas:amor ❤️, carinho 😍, afeto e compreensão,para mim e, também para ,as pessoas que,convivem comigo.