Aniversário do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai
Maria Rita Vianna – 8 de julho de 2023, dia de gratidão para a Família de Schoenstatt de Vila Mariana: 53 anos do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai. Mesmo dia quando, em 1910, o Pe. José Kentenich foi ordenado sacerdote; do eterno Schoenstatt, ele implora para que a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável continue conduzindo seu povo da grande metrópole de São Paulo.
Ali, a Mãe de Deus edifica o Reino de seu Filho, com quem reina. Ela continua a revelar o segredo e o mistério que moveu nosso Pai e Fundador, concretizando seu sonho: tornar a pequena Capelinha em Tabor, lugar de encontro com Deus Trino, de onde emanam especialmente as três graças de romaria.
Festa no Tabor
O céu reservou para o dia de festa, 2 de julho, um domingo de sol, com temperatura agradável. O clima era de festa entre centenas de pessoas dos Institutos, Ligas Apostólicas, Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens e romeiros que vieram para celebrar o Santuário.
A liturgia deste dia celebrou a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Na homilia, o Pe. Emerson José da Silva, sacerdote palotino, refletiu o sentido da Celebração Eucarística: “Ao contemplar 53 anos, podemos contemplar a história deste Santuário e agradecer ao bom Deus e à Mãe de Deus pelos frutos que hoje colhemos e pelas graças que hoje recebemos. Este Santuário é a ‘pérola oculta’ que se transforma em ‘farol luminoso’ para esta grande cidade de São Paulo. É tempo de olharmos para trás e vermos o quanto caminhamos e o quanto nós fizemos; mas este olhar para trás nos leva também, com muita esperança, a olharmos para o futuro e a trilharmos novos caminhos, a enfrentarmos novos desafios”.
Diante da realidade da Família de Schoenstatt que se empenha pelo Projeto Farol Luminoso de reconstrução do Santuário, Pe. Emerson deixa seu incentivo: “Olhando para trás, devemos perceber quantos desafios foram superados. Podemos, assim, olhar para a frente, certos de que somos capazes de vencer tantos outros desafios que poderão surgir, pois a meta que queremos alcançar não nos deixa jamais desanimar diante dos obstáculos e das dificuldades. O que nos motiva, nos impulsiona é muito mais forte do que as dificuldades, os desafios”.
Tudo se deve a cada um que se empenha
Pe. Emerson fez questão de agradecer a presença de cada Ramo do Movimento Apostólico de Schoenstatt, assim como as Dioceses, as Regiões da Campanha da Mãe Peregrina. “Sem vocês, não seria possível ter chegado ao resultado que este Santuário chegou. Deus seja louvado pela dedicação e o empenho de cada um”.
Ele ainda fez questão de relembrar a mensagem do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, sua última mensagem ao povo brasileiro, em 31 de maio de 1967, por ocasião da bênção da pedra fundamental deste Santuário. Essa mensagem é considerada o testamento do Fundador para o Brasil: “Queremos, pois, recordar, com gratidão, tudo o que o bom Deus nos presenteou através da Mãe de Deus. Ao mesmo tempo, queremos preparar-nos para novos voos, voos para o alto, voos de águia, voos para a esquerda e para a direita. Aprenderemos sempre mais a mobilizar nossas forças e a comprovar-nos de tal maneira que possamos chamar a atenção sobre nós na vasta publicidade, a fim de que a palavra, e o pedido não somente se repita, mas também se realize: Glorifica-te! Glorifica-me! Glorifica nossa Família! Glorifica o mundo inteiro!”
Para finalizar, Pe. Emerson reportou-se à Solenidade do dia: São Pedro e São Paulo, presentes no trono dos Santuários, ao lado Mãe de Deus, lembrando-nos que Maria é a Mãe e a Rainha dos apóstolos.
53 anos de graças
Antes da bênção final, representantes do Movimento oferecem à Rainha da Confiança Vitoriosa 53 rosas de várias cores, representando gratidão, expiação, confiança vitoriosa, súplica, amor, compromisso, tudo explicado em um poema. Com o canto da Consagração, as rosas são levadas ao Santuário.
Tania Meier, da Liga de Famílias, conta: “Ao chegarmos, eu e Marco, meu marido, fomos acolhidos pelos irmãos e amigos e a alegria era tanta como quando nos encontramos com familiares queridos. Tudo muito intenso: os abraços acolhedores e o clima abrasador. Participamos da missa com o coração aberto e entregues às maravilhas que o Senhor tem para nós. Senti que a cada rosa entregue naquele momento à Mãe Três Vezes Admirável era como se a Mãe retribuísse com olhar especial, carinho, sobre cada um que estava lá”.
Após a celebração eucarística teve início a quermesse Mãe e Rainha! Apesar da grande quantidade de pessoas que chegaram para celebrar, o Santuário e as filas que se formaram para as barracas de comidas e bebidas, o clima da festa é assinalado pela atitude da confiança vitoriosa unida à virtude da alegria.
Vania Maria Santa Cruz, da União das Mães e coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina, comenta: “Foi um grande encontro dos filhos na casa da Mãe. Senti a alegria das pessoas pela presença do Santuário e da Mãe e Rainha em suas vidas. Estava tudo tão agradável, bem decorado, e as pessoas servindo felizes em cada barraca. Até o tempo ajudou, um lindo dia de sol. A liturgia nos levou à reflexão de como foi o caminho de cada um até chegar ao Santuário. Percebi a emoção e a alegria, sorrisos e lágrimas dos filhos ofertando não somente as rosas, mas as suas vidas à querida Mãe de Deus.Minha gratidão por pertencer ao Movimento Apostólico de Schoenstatt e meu carinho especial por ter conhecido esse Santuário, o meu melhor presente”.
A presença de muitos voluntários, movidos por um grande amor à Mãe de Deus contribuíram para transformar o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai em lugar onde é bom estar! Onde é bom estar sempre, para onde são levadas preciosas contribuições ao Capital de Graças da Mãe e Rainha, para que ela possa continuar acolhendo, transformando e enviando seus fiéis como escultores do Reino de seu Filho, Jesus Cristo.
Ficamos então com as palavras do Pe. José Kentenich por ocasião da bênção da pedra fundamental do Santuário de Vila Mariana: “Clarifica-te! Clarifica nossa Família! Mãe de Deus, abençoa o Brasil”, abençoa a grande São Paulo!
Foi muito gratificante estar na comemoração dos 53 anos de nosso Santuário em Vila Mariana. Tudo estava muito lindo e organizado, com muitas pessoas e todos felizes.
Tivemos alegria de rever muitos e grande amigos e também muitas Irmãs. Foi gratificante e com muitas emoções. Um dia de agradecimento por todas graças e bençãos recebidas.