Imagine que, por cerca de três anos, você guarda dinheiro, economiza e busca novas fontes de renda para pagar uma viagem. Então, quando tudo está acertado, poucos meses antes de embarcar, chega a notícia: a empresa contratada não comprou as passagens. Esse foi o desafio que a Juventude de Schoenstatt do Brasil enfrentou para participar da próxima Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Eles tiveram um alto prejuízo e precisaram ir em busca de novos caminhos para comprar as passagens.
Na cidade de Atibaia/SP, Roberto e Valéria Bueno precisaram enfrentar esse desafio junto com o filho, Rafael. Após a “notícia”, eles não desistiram e muito foi feito pelo jovem para levantar o valor necessário. Acompanhe seus depoimentos:
Aqui é a Valéria e o Roberto. Estamos acompanhando a participação do nosso filho na JMJ desde o início, quando foi anunciado que haveria esse grande evento. Ele, então, teve o desejo de participar e nós ficamos muito felizes com isso. A partir de então, nós o temos acompanhado com orientações, com orações e também na parte financeira.
O nosso maior desafio realmente é a parte financeira, mas, com fé na Divina Providência, nós seguimos fazendo o que está ao nosso alcance e também ensinando o nosso filho que tudo deve ser conquistado. Não é um presente que ele vai receber com facilidade, mas sim que ele precisa conquistar essa ida para a JMJ. Isso nós falamos para ele desde início e ensinamos ele a ser um empreendedor.
Para nós, essa viagem significa uma graça de Deus, porque é um motivo de alegria, satisfação e orgulho saber que nosso filho vai para JMJ. Também que ele terá o presente de conhecer o Santuário Original e que tudo isso vai ser feito na companhia de boas pessoas, com quem nós podemos confiar sob o manto sagrado de Nossa Senhora.
O importante é não desistir
O dia no qual foi comunicado que a empresa contratada para a viagem não honraria com o compromisso de levar nossos filhos a JMJ, era o dia do aniversário do Rafael. Nós preferimos poupá-lo dessa notícia em seu aniversário e deixamos para no dia seguinte. Porém, em nosso coração tínhamos a certeza de que ele iria nessa visagem e que a Mãe já estava cuidando de tudo. Nunca perdi essa fé, houve sim tentações e influencias que me fizeram desanimar alguns momentos, mas no fundo do coração eu sempre soube que ele iria, mesmo com o problema da empresa.
Vendendo lanches e com muita oração
Aqui é o Rafael. Como preparação para a JMJ, estou sempre fazendo muitas orações a Nossa Senhora e para São José, nas intenções de que tudo saia como esperado. Estou fazendo as orações que são enviadas no grupo da JMJ e também eu sempre estou ajudando os meus pais naquilo que é possível, na questão financeira, vendendo lanches no Santuário para conseguir pagar tudo o que precisa e também para que tudo isso seja recompensado nessa jornada – que não é uma simples viagem, mas sim uma jornada inesquecível que vai ser guardado na memória eternamente, que vai me ensinar muitas coisas e que vai abrir o meu coração para tudo aquilo que é de Deus e que é bom. Com toda certeza essa jornada nunca será esquecida até porque é um sonho que não só eu, mas outros 77 jovens, tem de participar.