O processo de beatificação do Pe. José Kentenich, assim como outros, tem um Secretariado Central, que reúne informações de todo o mundo, e vários subsecretariados, pelos países. O Secretariado estabeleceu contatos em 94 países do mundo.
Ir. M. Adele Gertsen serviu a causa de beatificação, no Secretariado Central, durante 30 anos, e transfere esta tarefa para sua sucessora: Ir. Gisela-Maria Mues. Ao longo dos anos ela desenvolveu as tarefas do Secretariado em estreita colaboração com os Padres de Schoenstatt Engelbert Monnerjahn da Alemanha, Ángel Strada da Argentina e Eduardo Aguirre, do Chile, atual postulador. Ela contou com a ajuda da Ir. M. Resia Käppeler, que trabalhou com ela por muitos anos e também contribuiu com seus bons conhecimentos de idiomas, e outros auxiliares. A tarefa do Secretariado Padre José Kentenich, de modo especial, é tornar conhecido o seu carisma e sua missão, bem como promover a sua veneração.
Gratidão
Na reunião da Presidência Geral da Obra Internacional de Schoenstatt, realizada em junho, Ir. M. Adele apresentou um relatório de seu trabalho, no decorrer desses anos. A Presidência Geral expressou sua mais sincera gratidão à ela, por seus generosos anos de serviço. Pe. Christian Löhr, Reitor Geral do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, fez o discurso de agradecimento e reconhecimento à Ir. M. Adele por seus esforços sempre renovados para tornar o Pe. Kentenich conhecido. Ele entregou-lhe uma carta de agradecimento, assinada por todos os membros da Presidência e um vale-compras para a livraria de Schoenstatt. Agradeceu também ao Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt que, junto com a Ir. Gisela-Maria, liberam uma sucessora ao Secretariado Padre José Kentenich, a quem foi confiada também a tarefa adicional de dirigir a Casa Padre Kentenich, no Monte Schoenstatt. O Pe. Alexandre Awi Mello, Presidente da Presidência Geral, também agradece em nome de todo o Movimento à Ir. M. Adele, por suas três décadas de serviço.
Muitos dizem: Para mim, ele é santo!
“Desde o início, pude comprovar que muitas pessoas veneram o Padre Kentenich como seu santo”, sublinha a Irmã Adele. “Embora a Igreja ainda não o tenha canonizado, para mim ele é um santo, dizem muitos.” No processo de beatificação foram ouvidas 150 testemunhas e as curas relatadas têm sido investigadas. Inúmeras pessoas falaram ao Secretariado sobre a importância que o Padre Kentenich teve em suas vidas. O Secretariado recebeu 1,7 milhão de respostas às orações ouvidas. Há material impresso em 30 idiomas. Esses escritos foram distribuídos em uma tiragem de mais de oito milhões de exemplares. “Os leitores escolhem o Pe. Kentenich como modelo para suas próprias vidas e aspirações. Aprendem a viver pela fé, a ver a vida à luz da fé na divina Providência, a compreender e aceitar o valor e a importância do sofrimento em suas vidas e a confiar em Maria, como fazia o Padre Kentenich”, disse a Irmã M. Adele sobre o impacto das publicações.
Papa João Paulo II: “Canonizai-o vós mesmos!”
A suspensão temporária do processo de beatificação pelo Bispo Ackermann, em 3 de maio de 2022, como consequência das acusações de abusos contra o Padre Kentenich, causou um impacto importante para o trabalho do Secretariado do Padre José Kentenich. No entanto, comentou a Irmã de Maria, que a grande maioria dos amigos do Pe. Kentenich continuam sendo fiéis a ele. “Levem ao futuro a Obra do seu fundador e canonizem-no!” Com estas palavras e este mandato do Papa João Paulo II à Família de Schoenstatt, a Irmã Adele concluiu o seu relatório sobre o seu trabalho, não sem antes constatar que de tantos beatificados e canonizados nas últimas décadas, muitos permanecem desconhecido. Segundo ela, esse destino não deverá recair sobre o Padre Kentenich.
Fonte: schoenstatt.de
fonte https://schoenstatt.com/pt-pt/pe-jose-kentenich/secretariado-pe-jose-kentenich-grande-alcance-e-mudanca-de-gestao/