Ir. M. Nilza P. da Silva – Os jovens schoenstattianos do Brasil estão todos em Portugal. Desde 28 de julho acontece o Encontro Internacional: A Juventude Feminina, em Lisboa, e a Juventude Masculina, em Aveiro. Um encontro que conta com a ajuda de dezenas de voluntários, que há meses, partiram apressados para Portugal.
Débora Aparecida Salles, de Caieiras/SP, há mais de um mês passou a residir em Lisboa/Portugal, e partilha: “Estou muito grata a Deus por essa experiência. Aqui em Lisboa, somos em 23 voluntárias, de vários países, e moramos na casa de casais do Movimento de Schoenstatt. Cada uma na casa de uma família. Temos uma rotina de trabalho: começamos todos os dias com uma oração, no santuário, depois trabalhamos até as 18 horas. Trabalhamos bastante, pois tem muito a se preparar. Minha parte é na decoração. Às 19 horas tema a santa missa. Nos finais de semanas, saímos juntas, para conhecer alguns lugares e já conhecemos os 4 santuários de Portugal.
Dias 28 e 29 acontecem os grandes encontros e, depois, vamos residir nas escolas, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude. Aqui está muito calor. Mas, está ótimo poder participar desse momento tão especial. Isso renova a nossa alma. Estou muito feliz e grata por esse momento em minha vida.”
Ir. M. Verônica Cristina dos Santos e Ir. Alessandra Maria Gonçalves também partiram apressadas do Brasil para Portugal e ajudam a preparar o encontro em Aveiro. “Nós formamos um grupo de Irmãs, vindas de diversos países, para preparar ajudar as Irmãs daqui na preparação da JMJ.” Ela explica que, junto com a preparação da JMJ, temos que nos lembrar que a vida cotidiana, com os trabalhos na escola e no Movimento, continuaram a acontecer normalmente. Entre outras atividades, Ir. M. Verônica ajuda a preparar na alimentação. “Ajudei preparando bolachas e amendoins para os encontros do Jumas e Jufem. Eu preparava a massa e, à tarde, vinha um grupo da Liga de Mães, para ajudar a modelar e amassar. Na noite, vinham outros voluntários da Família de Schoenstatt para fazer o mesmo trabalho. Tem também o grande empenho de todos na confecção dos símbolos, chamados de ‘capitalários”. Além dos que trabalham aqui, outros levavam para confeccionar em casa.” Ela diz que o envolvimento da Família de Schoenstatt é de tal modo que alguns já se perguntam como será depois da JMJ, “pois, estar no Santuário já faz parte da rotina. O voluntariado se entendeu para além dos muros dos Santuário.”
“Neste um mês e meio que estou ajudando nos preparativos para as jornadas aqui e Aveiro, aprendi muito com cada Irmã e com cada pessoa que me encontrei. É muito lindo conhecer seus costumes e a cultura,” partilha a Ir. Alessandra Maria. “Sinto-me enriquecida pela troca de experiências e pelo fato de ver e sentir que todos nós estamos servindo, por nossos trabalhos enossos dons, o próprio Jesus e sua Mãe, que estão no próximo! É um sentimento de gratidão que brota do coração em sentir que formamos uma família que se empenha e ama a MTA e nosso Pai Fundador!
Em todos os muitos trabalhos e iniciativas, toda a Família de Schoenstatt local e voluntários da Mãe e Rainha colaboraram pelo mesmo fim: que muitos jovens tenham um encontro de fé! Aqui no Santuário de Aveiro, com outras Irmãs e voluntários, sinto que a realidade que a missão de Schoenstatt é sempre viva e atual, que somos um presente para a Igreja, somos o rosto de Maria para o mundo! Somos o rosto de Maria para cada jovem na Jornada. Teremos muitos encontros de fé e de alegria, nos próximos dias, como Maria com sua prima Isabel.”
Você pode acompanhar o diário dessa peregrinação dos jovens, por meio da conta @schoenstatt.brasil
Aqui você pode ver a programação completa da viagem.