Ir. M. Nilza P. da Silva – Começa hoje a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Lisboa/Portugal. Estão presentes cerca de 70 jovens do Movimento Apostólico de Schoenstatt, no Brasil, e aproximadamente mil do mundo inteiro. Estima-se que a Jornada vai reunir milhões de jovens, dos cinco continentes. Vejamos 5 curiosidades sobre a JMJ, o maior evento católico do mundo:
1. Considera-se a mais bela invenção de João Paulo II. Em 1984, o Papa quis organizar um encontro no Domingo de Ramos, em Roma, para celebrar o jubileu dos jovens inserido no Ano Santo da Redenção 1983-1984. Esperavam-se 60 mil peregrinos. Acorreram 250 mil de muitos países. A experiência foi de tal modo significativa para toda a Igreja, que o Santo Padre resolveu repeti-la, no ano seguinte. A partir de então, acontecem anualmente as JMJ nas dioceses. Por isso, esta é a 33ª JMJ.
Leia aqui a história de cada JMJ
2. A cada 4 anos, acontece a JMJ mundial, com a presença do Papa. A organização é de tal modo que cada JMJ acontece em um continente. Antes de cada JMJ, a Cruz e a imagem de Maria peregrinam pelas dioceses do país, onde acontece a JMJ.
Aqui você tem todas as informações importantes sobre a JMJ em Lisboa
3. A cruz que acompanha todas as JMJ mede 3,8 m e foi feita no Ano Santo da Redenção (1983-1984), quando a Igreja celebrou os 1950 anos da morte e ressurreição de Jesus, e ficou o ano todo na Basílica de S. Pedro. Foram os jovens que pediram a João Paulo II que lhes entregasse a cruz após o término das celebrações. “Levai-a pelo mundo como sinal do amor do Senhor à humanidade e anunciai que somente em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção”, disse o papa na ocasião. Um ano depois acontecia em Roma a primeira JMJ.
4. O ícone de Maria Salus Populi Romani (salvação do povo romano) acompanha as jornadas desde a edição de Roma (2000). É uma réplica da imagem de Maria venerada na primeira igreja mariana do mundo: Basílica Santa Maria Maior, em Roma. Antes e depois de cada viagem, o Papa Francisco peregrina até esse Santuário, para pedir a bênção da Mãe de Deus e para agradecer pela viagem.
Aqui você tem a programação da JMJ em Lisboa
5. Na JMJ 2013, no Rio de Janeiro, a Família de Schoenstatt construiu uma réplica do Santuário, em madeira, e a instalou no Botafogo. Assim, todos podiam facilmente peregrinar ao Santuário. Ao passar por ele, em papamóvel, o Papa Francisco exclamou ao Pe. Alexandre Awi, que o acompanhava: “Nossa! É igual ao Santuário!” A cada ano a juventude do Movimento Apostólico de Schoenstatt participa como grupo internacional. Antes, realiza seus encontros mundiais como Ramo (Jumas e Jufem).
Aqui você tem as fotos oficiais da JMJ em Lisboa
Rezemos para que essa JMJ seja um marco na vida de cada jovem e de toda a Igreja.
É um dos mais significativos atos de evangelização do catolicismo