Karen Bueno – O Brasil recebe, de 1 a 6 de agosto de 2023, o XIII Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e do Caribe. O encontro acontece em São Paulo/SP, no Instituto Salesiano Pio XI, Alto da Lapa. Participam cerca de 130 consagrados e consagradas seculares de diversas comunidades, provenientes de 15 países. Entre eles, estão presentes quatro representantes do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt: Ir. M. Rosangela de Souza (Santa Maria/RS), Ir. M. Denise Mendes Ternes (Porto Alegre/RS), Ir. M. Clades Schwengber (Brasília/DF) e Ir. M. Franciane Castelani (Atibaia/SP).
O Congresso tem como tema “Mística e Profecia na Secularidade”. As palavras bíblicas de João (8, 26) iluminam as reflexões: “O que ouvi Dele é o que eu falo ao mundo”. O objetivo desse encontro é refletir, discernir e comprometer-se para encontrar novos e corajosos caminhos, suscitados pelo Espírito Santo, para responder como vocação e missão ao mundo secularizado.
A programação conta com depoimentos e testemunhos sobre experiências da vida consagrada secular. Também terá palestras, conversas em grupo, momentos de oração e confraternização.
A participação de Schoenstatt no evento
O Congresso foi precedido por uma série de encontros virtuais. Sobre eles, a Ir. M. Clades Schwengber conta que o espírito sinodal foi o que mais lhe marcou. “As lives sobre Mística, Profecia e Secularidade, e o Ano Vocacional, impulsionaram nossas atividades para incentivar os consagrados seculares em sua vocação peculiar na Igreja e no mundo. Foi marcante o trabalho em equipe, a valorização da escuta do outro, o assimilar e aceitar o diferente para construir a unidade na diversidade, especialmente no apostolado e valorização da pessoa humana em suas mais variadas expressões”.
Os Congressos dos Institutos Seculares são realizados a cada quatro anos, sediado cada vez em um país da América Latina ou do Caribe. Ir. M. Clades fala sobre sua importância: “Fortalecimento no carisma e vocação de cada membro consagrado secular. Um rosto mais definido e uma identidade de nossa vocação em ser sal e fermento que dá sabor e gera vida nova no povo. O consagrado(a) secular está mais ciente da importância de realizar um apostolado pelo ser e pelo testemunho, sendo uma contínua Igreja em Saída, como nos pede o Papa Francisco”.
Schoenstatt e os Institutos Seculares
O Pe. José Kentenich construiu uma proposta audaz para a Igreja ao fundar seis institutos seculares. São eles: Instituto das Irmãs de Maria (1926), Instituto dos Sacerdotes Diocesanos (1945), Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt (1946), Instituto dos Irmãos de Maria (1942), Instituto de Famílias (1942) e Instituto dos Padres de Schoenstatt (1965).
Com a Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia, de 2 de fevereiro de 1947, o Papa Pio XII reconhece juridicamente essa nova forma de vida consagrada na Igreja. Sobre ela, o Pe. José Kentenich diz: “Existe hoje o grande esforço para que a Igreja saia mais decididamente para o mundo. Como braço da Igreja, os Institutos Seculares foram chamados especialmente para realizar esta tarefa. Eles não devem ficar por detrás dos muros dos conventos, mas expor-se ao perigo de se tornarem mundanos exteriormente, apesar de terem a missão de sair para o mundo e dar testemunho de Cristo com a sua pessoa; e, deste modo, servir de anzol, que leva o mundo para o cristianismo” (30 de dezembro 1965).
A Ir. M. Clades comenta: “Na Obra de Schoenstatt o Pe. José Kentenich fundou seis Institutos Seculares. Todos têm como vitalizar em suas comunidades as características da Igreja pós-conciliar, o espírito mariano, fraterno e o dinamismo no apostolado. Somos uma Igreja Peregrina, o que também se aplica aos Institutos Seculares da América Latina e do Caribe (Cisal). Nossa contribuição, como Institutos Seculares, é colaborar para que sejamos uma benção para a Igreja”.
Na conclusão do Congresso será redigida uma carta de compromisso, para que as propostas surgidas se concretizem. Outros documentos em destaque no evento são a carta do Papa Francisco em comemoração aos 75 anos da Provida Mater Ecclesia e as Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti.
Saiba mais sobre os Institutos Seculares ou a Vida Consagrada Secular no site da CNISB: https://cnisb.org.br/