Em missão pela Igreja, numa experiência inovadora
Karen Bueno – Respondendo ao pedido do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a Juventude Apostólica de Schoenstatt do Brasil ficou responsável por um dos pontos de catequese da JMJ. Durante três dias: 2, 3 e 4 de agosto, os jovens vão receber peregrinos de idioma português, das diversas partes do mundo, para refletir sobre temas fundamentais no pontificado do Papa Francisco.
As catequeses da Juventude de Schoenstatt estão acontecendo na igreja de São Roque, que fica no centro de Lisboa, em Portugal. Nesse primeiro dia, os jovens contaram com a presença de Gleison de Paula Souza, secretário do Dicastério, e do Pe. João Chagas, membro do Dicastério.
O Pe. Rafael Mota, responsável pelo grupo brasileiro, conta: “A catequese começou com um número razoável de pessoas. Na igreja cabiam 500 pessoas e estava quase repleta. Foi tão bom, que acho que amanhã não terá lugar sobrando”. Além dos portugueses e brasileiros, havia também grupos de Moçambique e Angola, eles se apresentaram com suas músicas e danças. No final, Pe. Rafael presidiu a Santa Missa e Paulo Ricardo, do Jumas, em Confins/MG, partilhou sua experiência nas tragédias de Petrópolis/RJ e em Brumadinho/MG, mostrando em exemplos práticos como o cuidado ecológico influencia na proteção às pessoas.
Ecologia integral
As catequeses, agora na Jornada de Lisboa, seguem um novo formato, chamados de “Encontros Rise Up”. Antes, habitualmente eram os bispos que conduziam os temas. Com a nova proposta, são os jovens que agora dirigem as reflexões. Os bispos acompanham o trabalho e presidem os momentos de oração e celebração.
O encontro desta quarta-feira começou com momentos de animação, uma reflexão bíblica e depois todos foram divididos em grupos. A proposta dos encontros Rise Up é adotar um estilo sinodal, com a maior participação possível de todos.
Pe. Rafael explica: “Os vários voluntários de Schoenstatt se dividiram nos grupos para serem mediadores das conversas. E foi muito bom esse momento, porque todo mundo pode participar, com diferentes vozes e opiniões. Enquanto isso, os pontos principais eram anotados: os sonhos, os desejos, os anseios”.
Para concluir, os membros do Dicastério para os Leigos fizeram uma síntese dos trabalhos e deixaram suas reflexões. O Pe. João falou sobre como o universo tem uma ordem (cosmos) e que todos estão chamados a ajudar para que a criação saia do Caos e vá para o Cosmos.
Já Gleison, o jovem secretário do Dicastério, que sucedeu o Pe. Alexandre Awi nessa tarefa, insistiu na ideia da vida. Segundo ele, a Ecologia Integral é um processo de conversão interior, que nos permite ter vida em abundância. Porque restabelece nossas relações (vínculos): a relação com Deus, com os homens e com a criação. Com ela, defendemos a vida – a nossa, a das criaturas e das futuras gerações.
Segundo tema: A amizade social
Nessa quinta-feira, o segundo dia de catequese vai abordar a encíclica Fratelli Tutti, sobre o enfoque da amizade social.
“Começa com a oração, tem a leitura bíblica, um pouco sobre a encíclica e uma mediação entre todos que estão ali. Todo mundo opina, sinodalmente, e se recolhem as opiniões. O bispo, então, faz o fechamento e depois há a missa”, conta o Pe. Rafael.
Terceiro dia: a misericórdia
O último dia de encontro será diferente, abordando outro tema fundamental no pontificado do Papa Francisco: a misericórdia. Dessa vez não terá momentos de plenária ou de conversa longa, mas ocasião para exame de consciência e confissão. Tudo sempre culmina com a Santa Missa.
Os encontros estão acontecendo do lado de dentro da igreja. Ao mesmo tempo, há catequese para o idioma espanhol do lado de fora, com cerca de 1500 jovens. Com esses temas, a Juventude de Schoenstatt do Brasil deixa sua marca e contribuição para construir um mundo melhor, em unidade com a Igreja.
Muito bom para todos em destaque para os jovens q estão em ritmo de aprendizagem e aplicação fato inédito q eles merecem e serão bem abençoados amém e nós cá no Brasil tb estamos conhecendo coisas maravilhosas da nossa igreja e agradeço a oportunidade deste grandioso evento evangélico onde se pratica o q o senhor pede Vai evangelizar a todos os povos aleluia Aleluia.