Os jovens retornam de Lisboa repletos de histórias, memórias e muito para sonhar
Karen Bueno – O milagre aconteceu! A Juventude de Schoenstatt do Brasil embarcou para a JMJ e viveu dias incríveis. Hoje, dia 9 de agosto, eles chegam de volta. No retorno para casa, mais do que sorrisos e muitas vivências, os jovens trazem a certeza de que milagres podem, sim, se realizar: é preciso ter fé!
Viver a JMJ foi um grande desafio para a Juventude de Schoenstatt do Brasil. Eles se esforçaram durante três anos para alcançar os meios financeiros e espirituais para a viagem. No entanto, poucos meses antes da Jornada, veio a notícia: a empresa contratada decretou falência e não havia comprado suas passagens aéreas. O que fazer? A campanha SOS Juventude, em busca do “milagre”, foi o que uniu o grupo. Eles contaram com doações e trabalharam muito para levantar novamente o valor. A Jornada foi conquistada com muita entrega!
“Ele olhou para nossa juventude e nos abençoou”
Mariane Teles, de Maringá/PR, conta: “Participar da JMJ era muito importante para mim. Eu tive o primeiro contato quando aconteceu no Brasil, e na época eu era muito nova para ir, mas desde essa época havia esse anseio. A JMJ foi uma experiência única na minha vida. No primeiro dia, quando teve a missa de abertura, me emocionou olhar a cena de tantas pessoas reunidas por um só ideal e um único objetivo. Quando o Papa chegou, pela Divina Providência a gente estava saindo do colégio onde ficamos hospedadas e vimos a rua toda fechada, com vários policiais. Perguntamos se o Papa iria passar e nós ficamos esperando – e ele realmente veio e passou acenando para nós. Além dos eventos centrais, a JMJ nos permite participar de vários eventos paralelos, como palestras, gincanas, exposições, com conteúdos maravilhosos. O que mais me marcou é a troca de cultura. Ficamos ao lado de grupos falando vários idiomas ao lado, é algo muito bonito de se ver, uma riqueza de cultura entre os jovens da Igreja Católica”.
Taciana Ferreira, de Olinda/PE, partilha: “Acompanhar a Juventude de Schoenstatt do Brasil na JMJ foi uma experiência muito marcante. Muitos momentos e vivências marcantes. O que mais me impactou, sem dúvidas, foi ter a oportunidade de ver o Santo Padre, o Papa, bem próximo. Em ambas as situações ele olhou para nossa juventude e nos abençoou. Suas reflexões foram muito profundas: ‘Somos escolhidos desde o nosso nascimento. Deus nos conhece pelo nome e nos ama como somos. Na igreja há espaço para todos’. Outro momento muito marcante foi nossa peregrinação até Fátima. A procissão das velas foi muito emocionante. Todos fazendo a mesma oração em várias línguas. Em unidade com a Mãe de nosso salvador”.
“Choramos e rimos, nos divertimos e nos emocionamos”
Entre os pais, a acolhida da juventude é um momento de gratidão. Veronica Silvério diz: “Eu acredito em milagres! Este foi o lema de todos nós para que o sonho de tantos jovens pudesse se concretizar. Este é o lema que trago em meu coração, acreditando que esses momentos de crescimento espiritual e aprendizado que os jovens vivenciaram, sob a intercessão de nossa Mãezinha e proteção Divina, se traduzam em atos concretos de transformação pessoal e social. Que a grandeza desses momentos vividos não se esvazie, mas se alimentem de muita fé, inspiração e desejo de mudança”.
O mesmo desejam Marcos e Cassiane Weizenmann: “Que todas essas vivências gerem, para além da nostalgia, a força para as conquistas que estão só começando, pois essa juventude garantirá o sonho do Papa Francisco de uma Igreja em saída, em diálogo com todos, sinodal!
Os desafios que o próprio Papa propôs a nossos jovens na carta escrita a eles e nas suas falas na JMJ, sejam agora a centelha para o novo que sempre recomeça”.
Ronaldo e Adriana Cominato comentam: “Foi o melhor presente que poderíamos dar para nossas filhas. E nós fomos presenteados também. Estivemos peregrinando espiritualmente, por todos os lugares santos. Eu acredito no milagre! Sim, essa frase carregaremos por toda a vida, pois o milagre não aconteceu somente para chegarem até lá, mas continuará acontecendo no coração de cada filho, assessor, pai, mãe…através da fidelidade à Aliança de Amor. Choramos e rimos, nos divertimos e nos emocionamos, foi uma vivência indescritível”.
Estou maravilhada com os testemunhos de alguns jovens tipo várias culturas louvando participando da mesma igreja outro todos unidos em orações em diversas línguas num só coração verdadeiramente se abriy um novo Pentecostes aos jovens onde eles Creditaram q o Senhor Drus derramando abençoando os em Espírito Santoar novas missões amém. Muitos corações se jubilaram nesta jornada frente ao Santo Padre Papa Francisco.