A Paróquia São Vicente de Paulo conquista um Santuário dedicado à Mãe e Rainha
Juliana Dorigo – A cidade de Francisco Morato/SP está em festa! A comunidade da Paróquia São Vicente de Paulo, região da Diocese de Bragança Paulista/SP, instituiu o Santuário Paroquial “Mãe da Divina Graça”. A celebração foi no dia 6 de agosto, durante a Santa Missa presidida pelo Pe. Willian Fonseca. A partir deste momento, a Paróquia passa a ter um local especial dedicado à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
A Santa Missa teve início com o “Hino da Mãe Peregrina”, em seguida o Sacerdote acolheu os coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina e todos que estavam presentes. As Irmãs de Maria de Schoenstatt, Ir. M. Marcia Silva, Coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Atibaia/SP, e Ir. M. Santina Fernandes, Ir M. Theomares Moro, Ir. Maria Clara Abreu, do Santuário de Atibaia/SP, acompanharam este momento especial.
Em sua homilia, o sacerdote falou sobre a presença da Campanha da Mãe Peregrina e do Movimento de Schoenstatt na comunidade. “Nós estamos acolhendo a Mãe de Deus e o Movimento de Schoenstatt. (…) O Movimento faz parte da história da Paróquia, é importante que nós acolhamos essa inspiração que o povo se identifica. Percebo pelas manifestações, as imagens voltando a peregrinar depois da pandemia, inspirando a comunidade, os novos missionários.”
Levar Maria com alegria
Pe. Wilian também explicou sobre o sentido missionário. “Não levar Maria com tristeza, angústia, mas com alegria e entusiasmo para seguir seu Filho Jesus. Levar a esperança, a paz, o perdão e a caridade. Nesta espiritualidade mariana, poder entusiasmar os corações a abrirem as portas para acolher a imagem e ali poder olhar para a Mãe e agradecer, pedir a intercessão. Quando acolhemos Maria, estamos acolhendo propriamente Jesus e Maria nos aponta seu Filho”.
Igreja de portas abertas
O sacerdote também ressaltou a importância de manter a Igreja de portas abertas para acolher a todos. “Vocês são os responsáveis por esta Igreja viva. Nesta Igreja da esperança que vai ao encontro do próximo, assim como pede o Papa Francisco, uma Igreja de portas abertas. (…) Deus está nos dando uma oportunidade única, para que nós possamos, como comunidade, demostrar o acolhimento para o encontro com Maria e Jesus, dar essa alegria a Maria Santíssima de perceber que as talhas estão transbordando. (…) Aqui é a sede, o encontro com a Mãe, por isso, a comunidade está acolhendo o Santuário tem a maior responsabilidade, ser acolhedor para que aqueles que entram aqui queiram voltar. (…) Hoje somos um pedacinho do Santuário de Schoenstatt.
O que é o Santuário Paroquial?
A preparação da comunidade para essa conquista foi acompanhada de perto pela Ir. M. Santina, que é a assessora da Campanha na Diocese. Ela concedeu entrevista para a Pascom e falou sobre o significado do Santuário Paroquial. “Ele é a extensão do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Atibaia/SP, e também uma extensão do Santuário Original. Toda essa preparação desde o mês de maio, às famílias conquistaram esse quadro.”
Na mesma entrevista, Ir. M. Marcia comentou sobre a importância de ter um Santuário Paroquial. “Temos a Mãe de Deus pertinho de nós! Nem todos conseguem estar indo todos os dias no Santuário, recebemos as graças pela visita da imagem da Mãe Peregrina e agora com a nossa paróquia nós podemos também ter este Santuário, onde podemos nos encontrar com a Mãe e entregar nossas alegrias e lutas de cada dia, essa proximidade e ter esse cantinho, esse pedacinho do Santuário que vem até nós.”
Uma resposta da Mãe de Deus
O casal de coordenadores da Paróquia, Simone Tavares de Pontes e José Roberto da Costa Tavares, falam com alegria sobre este momento. “Foi uma resposta da Mãe de Deus às nossas orações e ofertas ao Capital de Graças, pois estávamos passando por um momento de dificuldade com a retomada da visita da imagem da Mãe Peregrina com os missionários e famílias na Paróquia. (…) A Mãe de Deus desceu do Céu para vir ao encontro de todos os seus filhos que ali clamaram por sua presença. A Mãe da Divina Graça veio habitar entre nós, em nossa comunidade, Paróquia e cidade. Com a missão de ser a nossa Mãe e Educadora para nos moldar a imagem e semelhança de Deus Pai, resgatar a nossa Aliança Batismal para que tenhamos o privilégio de alcançar e receber as graças em abundância que seu Filho Jesus tem as nos oferecer por meio de sua intercessão”.
Confira a entrevista da Pascom da Paróquia São Vicente de Paulo com as Irmãs de Maria de Schoenstatt:
Fonte: maeperegrina.org.br