A Juventude Feminina de Schoenstatt viveu momentos de graças em seu encontro internacional.
Sob o lema “Faz-nos ver. Clarifica-te”, 900 meninas se reuniram em Lisboa, Portugal, para o Encontro Internacional da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem). Delegações de diversos países estiveram presentes em 3 dias de atividades. O encontro antecedeu a JMJ, preparando o espírito e o coração para os grandes momentos da Jornada.
O encontro iniciou no dia 28 de julho à tarde. A juventude foi acolhida com as boas-vindas e acompanhou vários vídeos preparados pelos países. Na missa de abertura, houve a entrada das bandeiras de todas as nações presentes. Após o jantar, aconteceu uma noite musical, com apresentação de violino por meninas da Costa Rica. Elas tocaram diversas músicas conhecidas e o hino do encontro.
Anita Vargas, da Argentina, descreve: “Foi muito bonito ver como estávamos unidas por nosso amor ao Movimento de Schoenstatt e como pudemos compartilhar missas, adoração, jogos, canções e danças. Acredito que foi a preparação perfeita para começar a JMJ com o coração cheio de alegria e amor”.
Mulher à imagem de Maria
O dia seguinte, 29, foi chamado o “Dia do Santuário” e tudo aconteceu ao redor dele. Houve a abertura, com acolhida de novas delegações que chegaram, e a oração da manhã.
As dirigentes da JF de Portugal se dedicaram, durante toda a manhã, a refletir sobre o tema do encontro. Francisca Laevski e Teresa Fonseca e Silva, chefes nacionais deste encontro, contam: “Sobre o lema ‘Faz-nos ver, Clarifica-te’, aprofundámos a identidade feminina à luz de Nossa Senhora, cuja coroa RTA representa todo este percurso que tem sido feito pela JF ao longo dos seus encontros”.
Depois do almoço, a partir das 12h, os grupos de cada país se revezaram para fazer a adoração eucarística no Santuário, até o final da noite. Ao mesmo tempo, houve trabalhos em grupos. As meninas foram divididas em cerca de 20 grupos e houve uma partilha com perguntas e reflexões sobre o tema da manhã.
Agustina Martín, da Argentina, partilha: “Participar do Encontro Internacional foi uma experiência profundamente significativa. Durante esses dias, tive a oportunidade de me conectar com jovens de diferentes culturas, em um ambiente enriquecedor. As palestras inspiradoras e os momentos de reflexão me deram novas perspectivas. Sem dúvida, esse encontro deixou uma profunda impressão em meu coração e continuará a me inspirar”.
Um encontro inesquecível
Por volta das 18 horas, as assessoras da JF subiram ao palco. Cada comunidade presente, que assessora a Juventude Feminina, pode se apresentar. São elas: o Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, as Irmãs de Maria e as mulheres do Instituto de Famílias.
Após a Missa e o jantar, a Juventude se reuniu para uma noite de adoração, com procissão do santíssimo até a praça. Impactava o silêncio, nesse momento.
Mariana Caetano foi a chefe da pasta de Espiritualidade do evento. Ela conta: “Se tivesse de descrever o encontro numa palavra, seria: Harmonia! Tudo correu de forma tão harmoniosa! Mais uma vez Nossa Senhora cuidou de tudo, de forma mais que perfeita. Neste encontro, voltei a encontrar-me em Deus, descobri a minha originalidade como Sua filha e, com os olhos postos em Maria, encontrei o meu ideal feminino. Na Sua dignidade, encontrei a minha, e na Sua luz, vi toda a Juventude”.
Rumo a Fátima: Faz-nos ver as tuas graças!
No terceiro dia, 30, as jovens partiram para Fátima, onde tiveram uma programação livre. Também os meninos da Juventude Masculina (que estavam reunidos em seu encontro internacional, em Aveiro) estiveram em Fátima nesse dia. Juntos eles participaram da missa e do terço luminoso.
Jessica Prado, do Brasil, conta: “Essa peregrinação foi muito especial para mim, porque sempre sonhei estar em Fátima, principalmente na capelinha das aparições e no terço luminoso. A sensação que a gente tem, ao passar nesses locais, é como se as crianças ainda estivessem vivas; sentimos sua humildade, seu olhar de fé, um testemunho muito vivo. Cada local que a gente visitava tinha bastante circulação de pessoas, mas era um local de oração e meditação. Foi muito especial”.
As meninas deram-se a conhecer
O encontro foi organizado pela juventude de Portugal e pelo Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, que assessora o ramo. A Sra. Carminho Sarmento narra: “O que mais sentimos no nosso encontro foi um ambiente de muita alegria, muita serenidade, apesar de ter tantas pessoas. E também de muita partilha. As meninas deram-se a conhecer: o que pensam, como vivem Schoenstatt em seus países, em outras realidades. O saldo foi muito positivo e tivemos ótimos feedbacks das jovens e das assessoras nesses dias que pudemos partilhar nosso amor por Schoenstatt em conjunto”.
Para concluir, no dia 31 elas participaram, junto com a Juventude Masculina, do Festival MTA.
Fonte: schoenstatt.com