A Juventude de Schoenstatt ajuda a preparar o evento diocesano, fazendo do Santuário um “pedaço de Lisboa”
Ir. M. Rosequiel Favero – A Jornada Mundial da Juventude em Lisboa movimentou a juventude católica do mundo inteiro e Schoenstatt marcou presença no evento.
Paralelo ao evento internacional em Portugal, a Arquidiocese de Santa Maria promoveu também a sua JMJ, congregando jovens, agentes de pastoral, sacerdotes e consagrados nos dias 5 e 6 de agosto. Também neste evento a Juventude de Schoenstatt marcou presença e cooperou ativamente.
A ideia, que surgiu nas fileiras da Jufem, encontrou eco positivo nos organismos de juventude da arquidiocese, como conta a jovem Bruna Weber, dirigente diocesana da Jufem: “Como Jufem, começamos a questionar-nos como poderíamos viver a Jornada Mundial da Juventude em unidade com o Papa e toda juventude sem estarmos fisicamente em Portugal. Em uma reunião com representantes dos grupos de juventude da arquidiocese, desenvolveu-se a ideia de fazermos a nossa ‘JMJ em Santa Maria’, uma vez que, como brincávamos: não tínhamos dinheiro, passagens, passaporte e nem o Papa. A partir disso, fomos juntos, como grupos da arquidiocese, desenvolvendo as ideias que compuseram essa vivência.”
O evento foi realizado em dois locais sucessivamente: o Santuário de Schoenstatt e o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira. Continua Bruna: “Decidimos que passaríamos uma noite toda em vigília, com diversas atividades junto ao Santuário Tabor. E no dia seguinte faríamos nossa procissão da juventude até o Santuário de Nossa Senhora Medianeira, onde teríamos mais programações e à tarde encerramento com a gincana organizada pela arquidiocese.”
A Mãe e Rainha acolhe os jovens da arquidiocese
A JMJ de Santa Maria começou às 21h30min em frente ao Santuário Tabor. Já durante o dia a bandeira de Portugal junto do altar do Santuário mostrava a sintonia com o evento do outro lado do oceano. “Procuramos trazer a mesma identidade de uma real abertura da jornada”, explica Bruna, “com a entrada solene das bandeiras do Vaticano, Brasil, Portugal, Rio Grande do Sul e dos grupos de jovens e comunidades da arquidiocese que estavam presentes no evento”.
Para os schoenstattianos, uma alegria especial é que o evento acontecia junto do Santuário Tabor, como se expressou o dirigente diocesano do Jumas, Antônio Righi: “Para nós da Juventude Masculina de Schoenstatt foi uma grande honra receber a juventude católica de Santa Maria em nossa casa o Santuário Tabor. A Mãe Rainha nos presenteou com muitas graças e bênçãos durante a JMJ em Santa Maria, Cristo estava presente acompanhado cada jovem durante todos os momentos”.
Presença, bênção e palavras do arcebispo
Para a alegria de todos, a arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, se fez presente na Jornada, demonstrando seu prestígio pelo evento e seu apreço pelos jovens. Após breves palavras de saudação diante do Santuário Tabor, ele abençoou terços, réplicas dos terços entregues pelo movimento de Schoenstatt para os peregrinos que participaram da Jornada em Portugal. Estes foram conquistados com orações e contribuições para o Capital de Graças de todo o Movimento. Diante do altar da Mãe e Rainha, ele entregou um destes terços para cada participante do evento.
Já na Capela Tabor, Dom Leomar presidiu a proclamação do evangelho da festa da Transfiguração do Senhor, que seria celebrada no dia seguinte. Dirigiu-se aos jovens, interpretando a mensagem do evangelho, repetindo algumas vezes: “Jovens, não tenham medo! Jesus está com vocês”. Durante mais de uma hora refletiu e dialogou com os jovens.
“Foi emocionante!”, se expressou uma das participantes, “Nós não tínhamos o Papa, mas o nosso arcebispo, Dom Leomar, havia se dedicado a estar presente junto de nós como juventude”.
A vigília seguiu madrugada adentro com adoração, via-sacra e procissão no pátio do Santuário. Às 5 horas foi possível assistir a transmissão ao vivo da Santa Missa de envio com o Papa Francisco. Durante toda a noite sacerdotes estavam à disposição para a confissão.
Procissão pelas ruas de Santa Maria
Na manhã de domingo, os jovens que passaram em vigília junto ao Santuário Tabor fizeram uma procissão até o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, numa caminhada de quase uma hora pelas ruas de Santa Maria. Uma procissão ‘jovem’, como a descreve Bruna: “fomos em procissão até a Basílica, cantando, rezando, dançando, convidando as pessoas para a Missa da juventude, levando a frente a imagem de Nossa Senhora Medianeira e do Beato Carlo Acutis. Juntos repetíamos “Essa é a juventude do Papa” e também que “a Igreja é viva, a Igreja é Jovem”.
No Santuário da Medianeira continuaram as atividades com testemunhos, a ‘Missa da Juventude’ e uma divertida gincana.
Para os jovens do Movimento de Schoenstatt foi uma grande alegria cooperar com o evento. “Como schoenstattianos, ressoava nas partilhas que tivemos após essa vivência intensa, a alegria que tivemos em servir nesse momento tão especial. Era isso que queria o nosso Pai e fundador, queria que nosso carisma de Schoenstatt servisse a Igreja, e é isso que experimentamos nesse final de semana”, completou Bruna.
Como a Mãe providência o melhor no momento certo e necessário na vida dos nossos jovens! Parabéns para vocês e continuem missionários de uma Igreja sempre jovem e atuante.