O Papa Francisco retomou nesta quarta-feira, 23 de agosto de 2023, seu percurso catequético sobre a paixão por evangelizar. Ele dedicou a Audiência Geral a falar sobre a evangelização na língua materna, acentuando o exemplo de Maria. Para isso, o Papa usou como inspiração o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, mas falou também sobre todos os santuários marianos.
“Maria é Mãe e, sob seu manto, toda criança encontra um lugar. Nela, Deus se fez carne e, por meio de Maria, continua a se encarnar na vida dos povos. Nossa Senhora, de fato, anuncia Deus na língua mais adequada, ou seja, a língua materna. E também para nós, Nossa Senhora fala na língua materna, aquela que entendemos bem. […] E o Evangelho é comunicado, como mostra Maria, na simplicidade: Nossa Senhora sempre escolhe os simples, na colina de Tepeyac, no México, como em Lourdes e Fátima: falando a eles, fala a cada um, em uma linguagem adequada a todos, em uma linguagem compreensível, como a de Jesus”, disse o Papa.
Refletindo sobre as atitudes de Juan Diego, ele diz: “Aqui está a surpresa de Deus: quando há disposição, quando há obediência, Ele pode realizar algo inesperado, em tempos e modos que não podemos prever”.
“E, falando sobre evangelização e acolhida, acrescenta o pontífice: “É o que acontece nos santuários marianos, meta de peregrinações e lugares de anúncio, onde todos se sentem em casa e experimentam a saudade, a nostalgia do Céu. Ali, a fé é acolhida de forma simples e genuína, popular, e Nossa Senhora, como disse a Juan Diego, escuta os nossos prantos e cura as nossas penas”.
“Precisamos de ir a estes oásis de consolação e de misericórdia – exortou, por fim, o Papa, sobre os Santuários -, onde a fé se exprime numa linguagem materna; onde depositamos as fadigas da vida nos braços de Nossa Senhora e regressamos à vida com a paz no coração, talvez com a paz das crianças”.
Sou devota de Nossa Senhora desde o ventre de minha mãe.
A primeira oração que minha mãe evangelizou pra mim e meus irmãos e irmãs ao levantar e ao deitar, foi o Pai-Nosso, ave Maria e a oração do anjo de guarda. Meus pais rezavam o terço todos os dias com a família agradeço muito todos os dias da minha vida a Deus e a Nossa Senhora. Ela é nossa intercessora tudo que peço para ela levar ao colo de Jesus Cristo consigo à graça. Temos que pedir e acreditar Deus sabe a hora certa. Deus é tudo na minha vida tenho alguns testemunhos. Às vezes em oração diária questiono meu Deus sou muito pecadora más te amo muito e lhe adoro és tudo na minha vida.
Sou Itelvina Sales Ribeiro.
Frequento com minha família, o Santuário Tabor da Esperança, em Brasília. Corações ardentes pés a caminho, ano vocacional, muitas graças são concebidas, uma delas: a cirurgia da miopia, voltei a enxergar bem, entre outras graças.
Desde crianca minha mae me catequizou sempre tendo como guima e mae Maria….hoje Com Grande alegria faco formacoes pela diocese de Ponta Grossa- PR …sempre com a Mae Rainha