Casais do Regional Coração Tabor se aprofundam na vivência familiar
Sueli Vilarinho – Neste final de semana, nos dias 2 e 3 de setembro de 2023, à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, 34 casais da Liga de Famílias de Schoenstatt do Regional Coração Tabor realizaram o Encontro com o tema: “Novo Nazaré: Família hoje” para casais da Liga Apostólica. Participaram casais das cidades de São Paulo/SP, Caieiras/SP, Mairiporã/SP, Belo Horizonte/MG, Poços de Caldas/MG, Araraquara/SP e Taubaté/SP.
O Encontro foi dinâmico e guiado para fazer uma reflexão sobre a vida em casal. Foi usado um método indicado pelo Pe. José Kentenich para a observação da vida. Baseado nisso, os seguintes passos foram aplicados: Observar a realidade (a vida), comparar (sincrônico ou diacrônico), sintetizar (ajustar, verificar, abstrair) e resumir e aplicar (levar para a vida o que foi observado, refletida a vida, observar o que nasce dela).
Roda da vida
Uma pesquisa prévia foi colhida entre os casais, sobre a dor e a fortaleza dos esposos. Comparar, ampliando a visão da vida, era o objetivo. Através de alguns acentos dessas observações, foi trabalhada uma “Roda da vida”. Os acentos foram: vida familiar, educação dos filhos, diálogo do casal, vida social, trabalho, financeiro, emocional e envolvimento na Igreja. Após a reflexão em casal, uma árvore da vida matrimonial foi criada na sala.
Pe. Antonio Bracht fez a palestra indicando a pedagogia Mariana do Matrimônio, do Pe. Kentenich, como forma e resposta à vida atual. Em resposta aos valores atuais de matrimônios: Novo Nazaré. Sugere que “A vinculação é um processo dinâmico que vai transmitindo vida, quer dizer: faz com que a pessoa vinculada vá assumindo atitudes da pessoa a quem se vinculou”. No processo a vinculação e atitude, faz assumir seus valores, isso move a vida. Cultivando vínculos a Jesus, Maria e José, aprendemos a viver as atitudes como eles viveram e levamos para nossa vida e relação a Deus, a família, ao trabalho e como cidadãos. A vinculação pessoal a Maria cria, de forma autônoma e por iniciativa própria, um estilo mariano de vida e de trabalho, concretizada pela Aliança de Amor.
Em saída
Ir. M. Gislaine Lourenço fez a palestra: Novo Nazaré em saída. Como a Parábola do semeador, fala da semente, também sugere que a família seja a terra boa, que os processos internos devem levar aos processos externos; ela motivou que os trabalhos colhidos no encontro sejam aplicáveis, com disposição, persistência, com integridade interior (liberdade interior), na confiança e ser responsável. E tudo na presença de Maria. Nazaré como caminho de santidade.
O casal Simone e Gerbes Nadiel Eduardo, da Liga do Jaraguá, contaram como foi o primeiro encontro/retiro em Atibaia: “Para nós tudo é novo e estamos tentando participar de todos os eventos para estarmos cada vez mais unidos em um único propósito. Foi tudo mágico! A dinâmica da árvore foi a que mais tocou. Nosso grupo foi bem dinâmico, conseguimos enxergar e ver que temos os mesmos pensamentos. Colocar a nossa realidade na árvore foi muito legal, a dinâmica de hoje [Pôr em prática – Novo Nazaré] também, pois tivemos até uma pequena ‘discussão da relação’ e voltamos com ideias, pensamentos e muitos propósitos e muita força de vontade de melhorar sempre. A renovação dos votos do matrimônio [na missa] foi mágica também e nos emocionou”.
Deus abençoe esses casais, como é bom crescer na espiritualidade de shoenstatt.