Veja como foi o último dia do Encontro de Coordenadores da Campanha
Karen Bueno – Após dias de vivências profundas de unidade no Brasil Tabor, chega ao fim o Encontro Nacional de Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. De 7 a 10 de setembro, cerca de 400 representantes, de 20 estados brasileiros, estiveram reunidos no Santuário de Atibaia/SP. Concluindo esses dias de graças, juntos eles celebraram os 73 anos da Campanha neste domingo, dia 10.
Neusa Castro Silva, de Anápolis/GO, comenta que chegou “com uma expectativa grande, mas o que vivemos aqui foi muito maior do que esperávamos”. Vivendo o momento de envio, ela resume: “As palestras, os momentos de adoração foram muito bonitos. Agora temos que trabalhar e colocar a mão na massa, porque tem muita coisa pela frente, especialmente com novo ânimo, após esse encontro”.
Peregrinos e missionários da esperança
O dia começa com uma peregrinação em frente ao Cruzeiro, seguindo até o Santuário. É um momento de reflexão e celebração, também de agradecimento pelos frutos do encontro e pela vida do Servo de Deus Diác. João Luiz Pozzobon, que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina.
As bandeiras de todos os estados do Brasil direcionam a romaria. A procissão conta não só com os coordenadores presentes no encontro, mas também com peregrinos que chegaram para celebrar o aniversário da Campanha.
Lucimar Marques, de São Gonçalo/RJ, diz que tinha em mente, durante o Congresso, as diversas contribuições dos missionários de sua diocese, que responderam as perguntas preparatórias, em espírito sinodal. “Foi muito interessante trabalhar com pessoas de diferentes estados; a gente vê o exemplo de um, de outro, de lugares diferentes, e leva para nossa missão”, comenta ela.
Em síntese…
Após a procissão e consagração à Mãe de Deus, o grupo se reuniu novamente na Tenda. Lá a Ir. M. Diná Batista de Sousa e o Pe. Antonio Bracht fizeram uma síntese de cada dia de atividades, apresentando a todos tudo o que foi trabalhado. De modo dinâmico, retomaram as contribuições dos coordenadores para a preparação do jubileu da Campanha, que será em 2025. Palavras-chave direcionaram os próximos passos, num caminho sinodal.
Sabrina e Edson Silva, de Poços de Caldas/MG, recordam tudo o que vivenciaram nesses dias e comentam: “Imagino que o jubileu vai ser maravilhoso e teremos muito trabalho até lá”.
É a visita da Igreja que chega até as famílias
O ponto alto desse domingo é a Santa Missa, presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes/SP. Ele diz, no início da celebração, que se sente muito feliz por participar de um encontro nacional, que envolve pessoas de tantos estados. Dom Pedro conta a todos que visita anualmente o Santuário de Atibaia, já há 22 anos, sempre levando sua diocese até a casa da Mãe.
A missa solene tem a tenda repleta de pessoas. A entrada do Sr. Humberto Pozzobon, filho de João Pozzobon, emociona a muitos. O próprio Dom Pedro se diz impressionado com a semelhança entre pai e filho e que se alegra ao conhecer um membro da família do Servo de Deus.
Na homilia, o bispo menciona o quão importante é a visita da Mãe Peregrina às famílias, “é a visita da Igreja que chega até elas”, diz ele. Segundo Dom Pedro, a Campanha possibilita ligar as realidades imperfeitas – os desafios do mundo – com a realidade perfeita do céu. É isso que a Campanha faz indo ao encontro daqueles que sofrem, como os enfermos, os presidiários e tantos outros que necessitam.
Recordando João Pozzobon, o bispo fala sobre a fidelidade à missão: “Vamos pensar no João… Será que ele era sempre bem recebido? Será que estava sempre com boa disposição? Será que não se cansava? Mas ele persistiu”, reflete, motivando os missionários.
Coroação
No encerramento da Santa Missa, os coordenadores de cada diocese coroaram suas imagens peregrinas auxiliares. Ao mesmo tempo, Dom Pedro coroou a réplica da Peregrina Original. Em espírito festivo, de gratidão e emoção, todos são enviados para preparar o jubileu da Campanha.
Marcia Maria Stiep, Santa Cruz do Sul/RS, partilha: “Para nós, que convivemos com João Pozzobon, é muito emocionante saber que as pessoas do Brasil todo acolhem tão bem essa Campanha, dá muita alegria ver tudo isso. Com esse envio queremos divulgar ainda mais a pessoa de João Pozzobon e atrair mais missionários para o jubileu”.
Várias atividades foram propostas para o ano jubilar de 2025, especialmente um encontro internacional, que será realizado em Santa Maria/RS, marcando os 75 anos da Campanha.