O 5º Encontro Nacional reúne representantes de várias regiões
Paulo Zambolin – A Juventude Masculina de Schoenstatt de todo o Brasil esteve reunida para o seu 5º Encontro Nacional, na cidade de Frederico Westphalen/RS. Os cerca de 300 rapazes foram acolhidos à sombra do Santuário “Tabor Porta do Céu” para fortalecer a unidade nacional e reacender a chama da juventude, por vezes enfraquecida diante das dificuldades dos nossos tempos.
O encontro aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro, a programação foi guiada pelo lema “Ousados com Cristo, brasa que incendeia”. Ao longo do encontro, foram preparados, pelos quatro regionais brasileiros, profundos momentos de oração e espiritualidade; dinâmicas de vinculação e campeonato de futebol; uma cantata para a apresentação do novo álbum musical do Jumas. Além de momentos de lazer, como passeios pela cidade de Frederico Westphalen, incluindo uma celebração no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Rodeio da Querência com dança, música e comidas típicas.
Conquista do Globo do Santuário Tabor Porta do Céu
A última noite do encontro, marcada pela conquista do Globo da Pira de José Engling do Santuário de Frederico Westphalen, vai ficar gravada nos corações de todos os presentes. Uma peregrinação com cantos de nossa juventude, um caminho indicado pelas chamas e iluminado por um céu estrelado deram início a esse momento inesquecível. Durante a cerimônia, cada um pôde contribuir com a chama, que acendeu pela primeira vez a Pira, agora com o seu globo. Fogos de artifício celebraram no céu essa noite tão especial.
Dois grupos selaram sua Aliança de Amor com Maria
Aproveitando essa noite histórica, dois grupos selaram sua Aliança de Amor com Maria. Acompanhados por seus dirigentes e assessores, rapazes de Frederico Westphalen e Ibiporã/PR consagraram suas vidas à Nossa Senhora. Durante o rito, aqueles que já tinham selado sua aliança puderam renová-la.
Nova Secretaria e novos destinos para os símbolos nacionais
A nova equipe da secretaria nacional foi escolhida e apresentada durante o encontro. Lucas Moraes, do Sudeste, será o novo Secretário Nacional, acompanhado por Edwards Petrassi, do Paraná, como Vice. Os líderes regionais, que agora fazem parte da equipe, incluem Luís Felipe Sardeto para o regional Paraná, Gabriel Mazzonetto para o Sul, Carlos Santos Junior para o Nordeste e Paulo Ricardo Alves para o Sudeste. Os novos destinos dos símbolos nacionais são: o Paraná, para o Cálice; o Sudeste, para a Patena; o Nordeste, para a Coroa, e o Sul para a Peregrina Heroica.
Nova vocação
Durante todo o encontro a juventude esteve acompanhada pelos Padres de Schoenstatt, nas missas, momentos de confissão, acompanhamentos e bênçãos especiais. Estiveram presentes os padres Gabriel Oberle, Filipe Araújo, Rafael Flausino e Rafael Mota. Durante a missa final, foi anunciada uma nova vocação para os Padres de Schoenstatt: Guilherme Ribeiro, o Guido, do regional Paraná é o mais novo postulante.
Decisões do Fórum Nacional
Após alguns momentos de discussão dentro do Encontro Nacional, os líderes se reuniram em plenário para votar o futuro do Jumas Brasil. As decisões ficaram as seguintes:
• Fazer Posts para responder a dúvidas diárias sobre catecismo e doutrina da igreja (estilo YouCat) no Instagram do Jumas e no site;
• Cada regional terá um responsável por atualizar o site do Jumas e gerar conteúdo;
• A equipe de comunicação será dividida em 2 equipes, uma para os posts do Instagram e outra para ser responsável do site (incluindo manutenção, pagamentos etc) e gerar os conteúdos para o site, com os representantes regionais;
• Iremos profissionalizar os meios de comunicação do Jumas;
• Vamos manter o grupo do Encontro Nacional existente e vamos abrir para outros membros do jumas que queiram se vincular, para que dialoguemos como Jumas Brasil;
• Teremos um guia prático para iniciar os trabalhos do ramo em paróquias onde não temos Juventude de Schoenstatt;
• Vamos criar uma loja virtual do Jumas Brasil;
• O Lema ‘Ousados com Cristo, Brasa que Incendeia’ será mantido como lema do ano do Jumas Brasil;
• Teremos uma aspiração ao Capital de Graças nacional com fósforo, mantendo a oração do nosso Encontro Nacional;
• E vamos fazer uma nova pulseira com o Lema Nacional.