A cruz é o grande símbolo da Redenção e o sinal do cristão. Em Schoenstatt, algumas representações da Cruz ganharam popularidade e afeição, trazendo traços de nosso carisma.
Neste vídeo, o Pe. Marcelo Cervi, reitor do Centro Internacional de Schoenstatt Belmonte-Roma, explica o simbolismo de algumas cruzes:
A primeira Cruz: a Cruz de sempre de muitos Santuários. Alguns a chamam também de Cruz de José Engling. Geralmente fica no Santuário nos dias de semana e em boa parte do tempo comum.
A Cruz da Inscriptio: nascida logo no início da corrente de Inscriptio, surgida antes de Dachau, foi colocada pelo Fundador no Santuário Original no dia 18 de outubro de 1947. É costume colocá-la no Santuário todo dia 20 de cada mês (dia da Inscriptio) e no tempo da Quaresma.
A Cruz Oriental: também chamada de Cruz de Kiev, foi colocada a partir de 5 de junho de 1951 e recorda a missão de Schoenstatt para as Iglesias dos países de tradição oriental. Habitualmente se coloca no Santuário nas quintas-feiras e na Semana Santa. Leia mais aqui
A Cruz da Unidade: Surgiu com a primeira geração dos Padres de Schoenstatt no Chile e foi dada ao Fundador, que presenteou a mesma ao Instituto das Senhoras de Schoenstatt, da Região de Stuttgart. É o símbolo da Missão do 31 de Maio, que nos chama a reestabelecer os vínculos de unidade e amor verdadeiro entre Deus e os homens, entre o Céu e a Terra. É a Cruz que se vê com mais frequência em muitos Santuários ou, pelo menos, nos domingos e nos dias 18 e 31 de cada mês. Leia mais aqui
A Cruz de Moriá: Esta é específica do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, pois recorda seu ideal de comunidade: Moriá. Traz o Cristo morto e ressuscitado, Sacerdote, Altar e Cordeiro. Ao seu lado está a Virgem Santíssima, sócia inseparável na Obra da Redenção e também João, o discípulo amado, com a Eucaristia no peito, como um homem sacerdotal. É colocada no Santuário cada dia 22 do mês (dia de Moriá) e no Tempo Pascal.
Bom demais todos os documentários para a nossa formação, transformação interior e crescimento espiritual ,. Chego a imprimir alguns textos, mesmo tendo livros onde podemos encontrar os conteúdos… facilita bastante a leitura organizada e sintetizada, além dos vídeos.
Adorei a explicação de cada CRUZ!