Casais da Liga de Famílias se aprofundam nas 5 linguagens do amor
Bárbara Valente – O fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, costumava dizer “Andar se aprende andando, amar se aprende amando”, mas, para que esse processo ocorra, é preciso dar um sim e iniciar o processo. A vida familiar inicia-se com um belíssimo sim no altar e, com o passar dos anos, é comum que a chama inicial vá se apagando, descuidando-se do cônjuge em pequenos atos. Dessa forma, é necessário esforçar-se para conhecer o outro e fazê-lo feliz na vida diária.
Pensando nisso, os dirigentes da Liga de Famílias de Schoenstatt de Curitiba/PR realizaram, no dia 17 de setembro de 2023, um retiro baseado no livro Best Seller de Gary Chapman “5 Linguagens de amor”. O retiro contou com a participação de 43 casais e teve início na manhã com uma grande acolhida em frente ao Santuário Tabor Magnificat. Em seguida, os casais realizaram a oração inicial e depositaram na talha suas ofertas ao Capital de Graças, que consistiam em atitudes que um cônjuge deveria realizar para cultivar o bom relacionamento com seu cônjuge como: lavar uma louça, conversar, elogiar, etc.
Em um segundo momento, a assessora local da Liga de Famílias, Ir. M. Doralice de Sousa, realizou a introdução ao tema do retiro, contextualizando que o autor Gary Chapman escreveu o livro justamente por observar que inúmeros fracassos amorosos se davam ao fato dos cônjuges não conhecerem a linguagem de amor uns dos outros.
A linguagem do amor é aquela capaz de despertar no outro o sentimento de que é verdadeiramente amado. São as cinco linguagens de amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.
Dessa forma, após a introdução ao tema, os casais foram divididos em 5 grupos para que, assim, pudessem circular por 5 oficinas temáticas, onde poderiam se aprofundar em cada uma das linguagens de amor. As salas foram carinhosamente decoradas e pensadas para promover uma imersão de qualidade no conteúdo. Houve salas com tempo para abraço, outras para se declararem e até mesmo um tempinho para andar de mãos dadas.
“Nossos tanques estão cheinhos de amor”, comentam Renata e Fernando Heller, ao participar do retiro.
Graziany e Ricardo Botelho estimulam os casais: “Levem em seus corações essa linda citação de nosso Pai e Fundador: Andar aprende-se andando, amar, amando. Da mesma forma, devemos aprender a educar-nos por meio de constantes exercícios de autoeducação. Ocasião para isso certamente não nos falta. Palavras de afirmação se aprendem falando! Que a partir desta semana todos possam exercitar palavras de afirmação: gentis, encorajadoras e humildes um para o outro”.
As crianças que estiveram presentes foram envolvidas na temática das cinco linguagens do amor voltado para sua faixa etária. O encontro teve seu encerramento com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelo Souza. Sem dúvidas, um dia para relembrar que só seremos um novo Nazaré, Tabor para o mundo à medida em que nos autoeducarmos, para amar cada vez mais e melhor o outro.
Muito bom! 🥰