A Assembleia Geral da Conferência Episcopal Alemã elegeu, em 26 de setembro de 2023, o bispo de Fulda, Dr. Michael Gerber, como seu novo vice-presidente. Dom Gerber é membro do Instituto de Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. De 2005 a 2013, fez parte do Conselho Geral dessa comunidade sacerdotal internacional.
Dom Gerber tornou-se bispo auxiliar na Arquidiocese de Friburgo em 2013 e atualmente responde pela Diocese de Fulda, desde 2019. Na Conferência Episcopal Alemã, ele também é presidente da Comissão para as Vocações Consagradas e Ministérios Ordenados, bem como membro da Comissão para a Juventude e do grupo de especialistas episcopais para questões de abuso sexual e experiências de violência.
Ele pertence ao Movimento de Schoenstatt desde sua juventude e ingressou no Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt durante seus estudos no seminário. O bispo Gerber sucede, na vice-presidência, o bispo emérito Dr. Franz-Josef Bode, que se aposentou há alguns meses.
A Conferência dos Bispos Alemães é a associação dos bispos católicos de todas as (arqui)dioceses da Alemanha. Atualmente, ela tem 65 membros (em setembro de 2023) das 27 (arqui)dioceses alemãs. Ela foi estabelecida para promover tarefas pastorais comuns, coordenar o trabalho da Igreja, emitir decisões conjuntas e manter contato com outras conferências episcopais. O órgão maior da Conferência Episcopal Alemã é a Assembleia Geral, que abrange todos os bispos e se reúne regularmente, por vários dias, na primavera e no outono.
Com informações de dbk.de