Pela primeira vez, uma jornada pelos caminhos que levam ao encontro da Padroeira do Brasil
Ir. M. Marcia Silva/ Juliana Dorigo – Inspiradas pelo lema do Ano Vocacional, “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32- 33), o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, da província de Atibaia/SP, realiza, de 4 a 6 de outubro, a peregrinação a pé para o Santuário de Aparecida pelas vocações.
Este projeto tem como objetivo o pedido confiante por novas vocações para as Irmãs de Maria e para toda a Igreja. Cada passo, cada sacrifício, é uma oferta para que Deus desperte no coração dos jovens a coragem e o desejo de segui-lo na vida consagrada.
“Queremos nos colocar a caminho e suplicar à Rainha e Padroeira do Brasil que abençoe a nossa Família de Irmãs com uma florescência de vocações”, diz Ir. Eliza Maria Silva, umas das responsáveis pela caminhada.
Para esta caminhada, as Irmãs se dividiram em dois grupos:
Corações ardentes – 65 Irmãs que acompanham o projeto com orações;
Pés a caminho – aproximadamente 30 Irmãs que percorreram o caminho até Aparecida.
No primeiro dia de caminhada as peregrinas seguiram de Caçapava/SP a Tremembé/SP, no segundo dia até Moreira Cezar/SP e no terceiro dia chegaram ao Santuário Nacional em Aparecida. Lá elas se encontram com todo o grupo para juntas percorrer o último trecho da caminhada até diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, para um momento de oração pelas vocações.
A chegada ao Santuário Nacional
Após um percurso de 75 km enfrentando sol, chuva, lama e o cansaço, o grupo chegou ao Santuário Nacional de Aparecida na manhã desta sexta-feira, 6 de outubro. Em um momento emocionante, caminharam até a imagem da Mãe de Deus.
As Irmãs de Maria também participaram da Santa Missa no Santuário Nacional, onde foram acolhidas pelo Pe. Henrique Maciel, que presidiu a Eucaristia. Em sua homília, o Sacerdote recordou a visita da imagem da Mãe Peregrina como parte de sua infância. “Lembro dos anos em que sempre recebemos a imagem de Nossa Senhora Três Vezes Admirável em nossa casa. Era sempre um momento de acender uma vela e rezarmos. Maria, que vem sempre ao nosso encontro de tantas formas, faz parte da nossa história.”
Destacando o lema da Novena de Nossa Senhora Aparecida: “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão!”, Pe. Henrique destaca o exemplo vocacional de Maria como inspiração. “Celebremos a alegria de sermos também filhos de Maria. Filhos de Nossa Senhora. Honremos sempre nossa Mãe, louvemos sempre o seu ‘sim’ e aprendamos com ela, a darmos também o nosso ‘sim’, sincero, a Deus e aos irmãos”.
Esteve concelebrando a Eucaristia o diretor geral do Instituto Secular das Irmãs de Maria De Schoenstatt, o Pe. Bernd Biberger, que está no Brasil em visita à Província.