A comunidade dos Padres de Schoenstatt celebra uma nova ordenação diaconal
Jayme e Leda Bossi – É período de Primavera. Em Santiago, capital do Chile, suavemente os sinais desta estação do ano são perceptíveis no florescer da vegetação ou na neve da Cordilheira dos Andes que aos poucos vai derretendo e levando fertilidade aos vales. Também os pássaros, com trinados muito delicados, formam um sutil véu de cantorias ao longo dos dias. É 7 de outubro, Festa de Nossa Senhora do Rosário, e nesta data temos a alegria de testemunhar a Ordenação Diaconal de Maike Nonício de Andrade, brasileiro, de São Bernardo do Campo/SP, também de de Agustin Ozcoidi (argentino) e a Ordenação Sacerdotal de Joaquin Puertas (chileno). Trata-se de uma linda Celebração Eucarística presidida por Dom Alberto Lorenzelli, no Santuário Cenáculo de Bellavista, onde se encontram estas três nacionalidades irmãs.
Muitos foram os esforços da Família de Schoenstatt de Jaraguá/São Paulo para estar junto de Maike Andrade neste passo que antecede a Ordenação Sacerdotal. Sua atuação em Jaraguá, especialmente a força de sua personalidade atenciosa, humilde e dinâmica, cativou a todos nós! Também seus amigos da Juventude Masculina de São Bernardo do Campo estiveram presentes na Celebração, prestigiando este momento.
A Liturgia da Santa Missa, entremeada de cânticos, com a vivacidade latina, transmitiu a força das palavras de São Paulo a Timóteo: “Não te envergonhes de testemunhar Nosso Senhor Jesus Cristo, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado por Deus”. Em seguida, a narrativa do Evangelho de São Lucas, referente à caminhada dos discípulos para Emaús, foi proclamada e pregada pelo Bispo Alberto Lorenzelli, ressaltando que “Os discípulos, centrados na própria tristeza, não viam a Cristo naquela pessoa que caminhava com eles. A Sagradas Escrituras e a Eucaristia permitem que possamos enxergar Cristo caminhando conosco, quando ele se apresenta sem nenhum sinal exterior de sua glória.”
Após a Santa Missa houve um encontro de almoço festivo onde pudemos celebrar, com todos, esse momento de grande alegria.
O novo diácono, Maike de Andrade, nos conta: “Eu me senti muito feliz por dar este passo que culminou de um longo caminho de formação e iniciou um novo tempo de serviço e dedicação. Por isso, em meu coração se misturam um profundo agradecimento por tudo que foi vivido nesses anos e a alegria de iniciar um novo tempo de missão. Além disso, foi muito emocionante estar acompanhado de tantas pessoas que fizeram parte dessa jornada e que fazem sua a nossa alegria. O carinho da minha família, comunidade, amigos e pessoas que conheci e acompanhei nesses anos, sem dúvida, foi fundamental para poder consagrar a minha vida a serviço de Schoenstatt e da Igreja”.
No dia seguinte, Domingo, visitamos a Paróquia Senhor das Misericórdias, onde os recém-ordenados tiveram suas primeiras atuações como Diáconos na Liturgia da Missa. Coube ao Diácono Maike a pregação da Homilia, na qual ele conduziu uma meditação sobre os cuidados e expectativas de Deus para com o seu povo, representado pela figura da videira.
Para finalizar, lembramos o lema escolhido para este momento tão importante destes três filhos de Schoenstatt, a expressão do Salmo 77: “Oh, Deus! Santos são teus caminhos!” Sim! Olhando ao horizonte as Cordilheiras…suas trilhas quase indivisíveis transpondo a imensidão de montanhas…suas rotas que testemunham a persistência de quem sabe o sentido de caminhar sem esmorecer…só podemos dar muitas graças a Deus e à nossa querida Mãe Três Vezes Admirável por essas vocações sacerdotais. Rezemos muito, por mais vocações sacerdotais! O Senhor da messe, com misericórdia, nos atenda!
Com informações de santuariosiaojaragua.com.br