A missão de educadora à luz da Aliança de Amor
Taciana Ferreira – “Educadores são pessoas que amam e jamais desistem do seu amor!” [1]
Falar de educação hoje me fez lembrar essa frase do nosso Pai e Fundador, Pe. Kentenich, quando ele fala sobre o amor na educação. É uma conferência do curso pedagógico de 1950, mas, tão atual para nossos dias.
O pós-pandemia segue cheio de sequelas emocionais e, principalmente, sequelas na aprendizagem. Precisamos nos adaptar não só a um novo modelo de educação, como também nos reinventar na forma de lidar com o estudante. Muitos chegam com alto déficit de aprendizagem, vítimas de violência física e psicológica. Evasão escolar crescente, retrocesso na aprendizagem, gritante. Autoritarismo, tradicionalismo. Tudo continua sendo bastante desafiador e muito presente ainda em nossas escolas, principalmente na rede pública de ensino.
Ser gestora hoje, quando muitas vezes a educação é considerada um fardo, é uma tarefa muito difícil. Fazer parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt me ajudou e continua me ajudando bastante a seguir acreditando na educação à luz da fé. E me permite ser instrumento nas mãos da Mãe Santíssima, no meu trabalho. Hoje, ter o Pe. José Kentenich como referência de educador me impulsiona a servir na minha profissão sem ser arrastada pelo mundo. Com ele, aprendo a educar para a ousadia. E tendo como base o amor. Sempre procuro mostrar para meus colegas de profissão, que atuam em sala de aula, que o aluno é o protagonista da aprendizagem e podemos aprender juntos, podemos ter uma educação mais colaborativa que leve o educando a construir o seu conhecimento com autonomia e comprometimento. Sem precisar ser autoritário e rígido, mas, ter empatia e respeito.
Eis o segredo grande de educação: o amoroso um-no-outro anímico de um lado e o vigoroso estar ancorado na realidade do além, sobrenatural, de outro lado… Ancorado com Deus e em Cristo (Pe. J.K. 1950). Ou seja, ser sensível, compreender e respeitar até nas coisas mais insignificantes. Aprender a ter um olhar mais atento para aquele aluno que chega em nossa escola arredio, que foge do convívio social e tem a tela do celular como seu principal refúgio. Aprender a ouvir, a acolher. E, assim como o nosso fundador, orientar nossos jovens estudantes para conquistarem a autonomia para que possam vencer as situações adversas que os cercam.
Acredito na Pedagogia que transforma, na autoeducação e na grande educadora dos povos: Maria, Mãe de Deus. Esforço-me para trabalhar impulsionada por nossa pedagogia, fundamentada nas estrelas condutoras (Pedagogia do Ideal, das vinculações, da aliança, da confiança e a pedagogia das correntes do movimento) e as formas básicas: educação da fé prática na Divina Providência, educação do amor e a educação apostólica. E assim transfigurar a realidade de ser professor nos dias atuais.
REFERÊNCIA:
[1] Linhas Fundamentais de uma Pedagogia Moderna para o educador católico – Padre José Kentenich
Parabéns Taciana, professora que irradia o brilho do Tabor!
Parabéns por ter entendido a origem e valorizar a herança rica e inesgotável deixada por nosso Pai Fundador, exemplo de vida para mim!
Pertenço a liga das Mães no Rio de Janeiro! Que a Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt três Vezes Admirável de Schoenstatt te abençoe e a todos que convivem com vc! 🙏❤️🙏