Em vídeo, o Pe. Antonio Bracht, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, envia sua mensagem para este dia 18 de outubro de 2023:
Querida Família de Schoenstatt,
Estamos novamente no mês de outubro, o mês missionário, o mês marcado, neste ano, pelo Sínodo sobre a sinodalidade, em Roma.
E é para nós, Família de Schoenstatt, o mês em que celebramos o dia 18, dia da fundação. Gostaria de enviar-lhes essa mensagem, para que juntos celebremos esse dia no espírito de Família e no espírito de origem.
E quero enviar essa mensagem a partir de um Santuário Tabor – o Santuário de Olinda, Pernambuco, onde estou, neste momento, participando da novena de preparação para a festa do Santuário.
Esse Santuário mostra, com a sua vida, o que é ser Tabor. Vários padres que vieram aqui nos dias de celebração da novena – celebraram a missa e pregaram – deixaram sua mensagem e falaram desse Tabor: aqui a gente chega e é um ambiente, já pela própria natureza, de acolhimento, de luz, de altura, de muito vento, de muito ar, que nos recorda o Tabor. Mas é também o Tabor, sobretudo, pela presença de nossa Mãe e Rainha.
E aqui, nesses dias, se tem celebrado missas, se tem rezado o Terço todos os dias. É um ambiente de oração muito intensa. Todas as pessoas que vêm entram nessa atmosfera. Há também toda a dedicação das pessoas, nas diferentes equipes que preparam, que cuidam, que ornamentam… realizam tudo que faz parte para uma Família celebrar. Isso também contribui para que aqui seja um ambiente de Tabor.
Mas, sobretudo, uma coisa que eu gostaria que nós acolhêssemos como mensagem para este dia 18: a Família aqui vai renovar a coroação da Mãe. Por isso o lema deste momento e desta celebração é “Te coroamos ó Mãe”.
Quando nós coroamos a Mãe, ela nos coroa. Nós dizemos a ela: “Te coroamos Mãe, vem, fica aqui”. E ela nos diz: “Vai meu filho, vai minha filha, vai ser evangelizador”. E essa evangelização aqui se expressa pelos trabalhos que se fazem no Santuário, mas, sobretudo, por algo que é muito comum e característico daqui que são as visitas. Quase todos os dias nós saímos aqui, durante a novena, para visitar diferentes categorias de pessoas: visitamos os vocacionados, as famílias, pessoas que estão em situação de doença, de recuperação, em presídios, visitamos os comunicadores e, assim, também outras categorias de pessoas.
Essa visita é a expressão mais forte do Tabor. Estamos descendo do Tabor, estamos indo ao encontro, com as graças que aqui recebemos.
Eu desejo que todos nós celebremos esse 18 de outubro nesse espírito de Família. Oxalá o bom exemplo da Família de Olinda nos contagie a todos e nos anime para que juntos, sendo família de amor, sejamos Família da nova evangelização.