Vinicius Cruz – A comemoração pelo Jubileu de 25 anos do Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro/RJ, reuniu milhares de peregrinos que vieram do Rio e de outros estados para prestigiar a festa.
No sábado,14, nem mesmo a chuva foi capaz de atrapalhar a programação do dia, em que o Santuário acolheu a Arquidiocese de Niterói/RJ. O dia começou com a abertura do ano Jubilar e, em seguida, a Santa Missa com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende. Na parte da tarde, aconteceu a retrospectiva histórica, uma forma de recordar os 25 anos de construção do Santuário. Em seguida, um lindo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e por fim o encerramento com a coroação a Mãe Rainha.
Já no domingo, 15, foi o dia de receber a Diocese de Petrópolis/RJ. A programação foi a mesma do dia anterior e, pela manhã, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo de Diocese de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes. Na segunda,16, e na terça,17, o Santuário seguiu com as festividades recebendo peregrinos e paróquias de diversos locais.
Na quarta feira, 18, foi a vez da arquidiocese do Rio de Janeiro e da Diocese de Itaguaí marcarem presença, além dos diversos peregrinos que passam diariamente pelo Santuário. Um dia especial, pois é justamente a data que comemoramos 25 anos. Desde 18 de outubro 1998, o Rio de Janeiro tem a graça de ser um “oásis” nas terras fluminenses. Um dia de renovar a Aliança de Amor, que ficará guardada na memória e na história dos próximos 25 anos.
Nesse dia, a Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, do Bispo Auxiliar, Dom Roque Costa, do Pe. Bernd Biberger – Diretor Geral do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, do Pe. Padre Antonio Bracht, Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Padre e Diáconos da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Estavam presentes o chefe de gabinete do executivo, Diego Faro, representando o governador, Cláudio Castro, e Ir. M. Silvia Regina Formagio, Superiora Provincial das Irmãs de Maria.
O Santuário ficou lotado e quase não tinha mais espaço na tenda, de tantos peregrinos. Em sua homilia, o Cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, falou sobre a importância dos 25 anos do santuário. “Nós pedimos ao Senhor para que este santuário, o Tabor Redenção da família, possa cada vez mais levar, trazer e acolher a todas as pessoas para que cresçam na fé e saiam ainda mais com o coração afervorado, ainda mais com a vida aberta para a graça de Deus melhorando a vida e a fé cristã. Estas são oportunidades e nós agradecemos a todas as Irmãs e Padres que tornam possível o atendimento no Santuário, com acolhimento, com orientações e com os sacramentos, para que seja cada vez mais e seja um lugar de reabastecimento da própria vida. Nesses 25 anos, esse lugar tornou-se justamente esse lugar de reabastecimento.”
Com muita alegria e contagiados pela festa jubilar, os peregrinos contam sua experiência neste dia marcante, como a Fátima Ribeiro, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Padre Miguel, no Rio de Janeiro. “Eu fui de coração aberto. Sempre tive o desejo de conhecer o lugar. Na verdade não sabia o que seria comemorado e, chegando, descobri que era a Festa do Jubileu de 25 anos do Santuário. Fiquei pensando o que me trouxe aqui em um dia tão especial? Recebemos, há tantos anos, a imagem peregrina da Mãe Rainha em nossa casa. E neste dia me foi dado conhecer a história como tudo começou. A partir deste Jubileu, receber a imagem peregrina em nossa casa terá um sentido muito mais profundo. Fiquei muito feliz e guardei no coração tudo que vi e vivi neste dia!”
Durante os dias de festa, o Santuário recebeu peregrinos de diversos locais, inclusive de outros estados, como exemplo, uma caravana que veio de Fortaleza/CE. O Pe. Arnaldo Pereira, da cidade de Brejo/CE, falou sobre sua experiência em visitar o Santuário, no Rio de Janeiro: “Estar aqui neste dia não foi uma coincidência, foi uma feliz providência, ter a graça de visitar o santuário da Mãe Rainha, nessa festa Jubilar. Estar aqui é como estar em casa, vendo essa beleza essa devoção, em especial nesses 25 anos.”
Certamente, toda a história, todas as conquistas e as graças desses 25 anos ajudarão a tornar frutuoso todo o trabalho que será realizado nos próximos 25 anos. Somos frutos de uma herança e de uma semente que foi plantada desde 1998. O objetivo agora é trilhar os caminhos para os jubileu de ouro, tendo sempre como prioridade salvar as famílias, custe o que custar, e continuar a fazer deste solo carioca um lugar especial no coração da Mãe de Deus.
Veja aqui a reportagem na Canção Nova
Veja mais fotos:
Parabéns pelas imagens e comentários sobre comemoração do Jubileu do Santuário da Mãe Rainha Tabor Redenção da Família em Vargem Pequena