No dia 4 de outubro, duas Irmãs de Maria de Schoenstatt, a Ir. M. Resia Käppeler e a Ir. Mirjam Metzler, novamente passaram a residir junto ao Santuário da Unidade, em Cambrai, na França. No dia 8 de outubro, celebrou-se oficialmente este novo começo na arquidiocese de Cambrai, colocando-a sob a bênção de Deus, com uma missa solene na igreja de São Géry, presidida pelo Arcebispo Dom Vincent Dollmann.
José Engling, um modelo que viveu radicalmente os valores cristãos
Quando as Irmãs entram na igreja, as pessoas as cumprimentam: “Bienvenue, bonjour mes sœurs!” O Arcebispo Dollmann também veio cumprimentá-las. Os cantos dos fiéis testemunham também a vitalidade da Igreja de Cambrai. Na sua homilia, Dom Dollmann destaca José Engling como um homem que viveu exemplarmente as virtudes cardeais da prudência, da justiça, da fortaleza e da temperança. O acompanhamento do Pe. Kentenich ajudou-o a desenvolvê-las mesmo nas situações mais difíceis. Ele expressa a sua alegria pelo fato das Irmãs de Maria de Schoenstatt terem voltado a trabalhar na pastoral do Santuário de Cambrai e se colocarem a serviço do povo e de José Engling. No final da homilia expressa a sua gratidão pelo “Santuário da Unidade” que se encontra na sua Diocese de Cambrai.
A Ir. M. Resia apresenta brevemente o Movimento Internacional de Schoenstatt e convida os presentes para visitar o Santuário. Em seguida, no salão paroquial acontece a recepção das novas Irmãs na “verre de l’amitié” – o copo da amizade, num ambiente muito acolhedor.
Com José Engling no Santuário da Unidade
Na tarde de 8 de outubro, algumas pessoas aceitaram o convite das Irmãs para visitar o Santuário da Unidade para um momento de adoração, reza do terço e um cafezinho. Era visível a alegria e a gratidão por essa nova etapa.
Já no primeiro dia da presença delas em Cambrai, em 4 de outubro, as Irmãs, juntamente com alguns schoenstattianos franceses, percorreram o tradicional “caminho da morte” de José Engling, desde o cemitério de Eswars até ao Santuário da Unidade, colocando-se a serviço da Mãe de Deus, que quer, a partir dali, e atrair para si muitos corações.
No futuro, pequenos grupos da Família de Schoenstatt internacional poderão pernoitar junto ao Santuário de Schoenstatt e seguir os passos de José Engling. Mas, para isso, ainda faltam reformas na casa e nos terrenos ao redor do Santuário.