Publicado o memorando do Congresso Internacional da Obra de Famílias de Schoenstatt (CIOF).
O evento aconteceu de 4 a 7 de maio de 2023, no “Coração da América” e à sombra do Santuário Nacional de Tuparenda, no Paraguai.
“Num ambiente fraterno, cordial e alegre, 154 casais e 44 assessores provenientes de 20 países da América e da Europa. Iluminados pelo Ideal Nacional, ‘Nação de Deus, Coração da América’, vivemos a alegria de ser uma Família em aliança, coração para o mundo”, cita o documento.
Nele constam os desafios e a confiança da Obra de Famílias.
Veja em PDF
FAMÍLIA EM ALIANÇA, CORAÇÃO PARA O MUNDO
Desde o Coração da América e à sombra do Santuário Nacional de Tuparenda, num ambiente fraterno, cordial e alegre se concluiu o Congresso Internacional da Obra de Famílias de Schoenstatt (CIOF), realizado de 4 a 7 de maio de 2023.
Este reuniu no Paraguai, 154 casais e 44 assessores provenientes de 20 países da América e da Europa. Iluminados pelo Ideal Nacional, “Nação de Deus, Coração da América”, vivemos a alegria de ser uma Família em aliança, coração para o mundo.
No espírito de oração e na força da aliança de amor, a partir dos acentos:
“Família mariana, lar para o mundo”, “É a hora dos leigos” e “Cor unun in Patre”, os casais e assessores, dos diversos países participantes, desenvolveram 24 oficinas, 2 palestras e 2 painéis testemunhais, bem como uma Exposição de Ações Apostólicas de provada eficácia, que permitiram perscrutar as vozes doo tempo e os desafios que afetam a nossa família e a Família de Schoenstatt.
Os desafios mais ressaltados foram:
Na Sociedade e na Igreja
– Abraçar a realidade que nos rodeia e interpela
– Como Família de famílias, velar pela transmissão dos valores da família e sua missão.
– Em complementariedade com os demais carismas da Igreja, trabalhar como uma só Obra de Famílias, no espírito sinodal.
No interior da Família de Schoenstatt continental.
– Apresentar o caminho da santidade matrimonial, na fidelidade ao carisma de Schoenstatt, com propostas novas e criativas para despertar em outras famílias o anseio de somar-se a nossa Família.
– Formação contínua e permanente de dirigentes, no pensamento e espírito do Pai e Fundador.
– Assumir o rol e a responsabilidade como leigos dentro e fora da Família de Schoenstatt.
O espírito do CIOF Guayaquil 2017, com o lema “Com alegria, famílias em saída”, nos permitiu viver a experiência de nos reconhecer como Família de Famílias, que diante das mesmas realidades continentais podemos enfrentar os desafios atuais juntos, compartilhando as experiências;
acentuando nesse Congresso a alegria e a misericórdia na linha da exortação apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”.
Esse caminhar da Obra de Famílias continental, criado desde o CIOF Guayaquil 2017, permite que no CIOF Paraguai 2023, na atmosfera espiritual, os eixos temáticos, os espaços de intercambio sobre nosso Pai e Fundador, os apostolados apresentados e as atividades desenvolvidas, os vínculos se aprofundem, gerem propostas criativas baseadas na pedagogia familiar mariana de nosso fundador e se reafirme nossa filialidade e fidelidade, como famílias portadoras de seu carisma.
Sobre o olhar atento de nosso Pai e Fundador, partimos aos nossos lares com a certeza de que:
– A força da consciência de missão é o que move a Obra de Famílias, para dar resposta aos desafios criados.
– O Espírito sinodal é caminhar juntos e unir forças, não apenas como Obra de Famílias, mas como comunidades em completa complementariedade entre sacerdotes, consagradas e leigos da Obra de Famílias.
– O Schoenstatt em saída, que iniciou a partir do jubileu dos 100 anos do Movimento e nos moveu a oferecer respostas concretas aos desafios que hoje temos, deve ser movido num espírito sinodal com os demais carismas da Igreja.
Restam novos desafios adiante e os assumimos com renovado compromisso com a missão e espírito juvenil, pois, como Obra de Famílias desejamos ser essa carta de apresentação de nosso Pai e Fundador, como nos propõe o “Congresso de Pentecostes” de 2022.
Desde o coração da América, abraçamos a todos nossos irmãos do continente, confiantes e gratos ao Deus da vida e do amor.
Ficamos nisso, permanecemos fiéis!
Assunção, 15 de setembro de 2023